Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Xadrez

Campus João Câmara vai sediar palestra de enxadrista pentacampeão estadual

No evento, Máximo Iack Macedo também irá jogar uma simultânea com 50 enxadristas

Publicada em 23/02/2015 Atualizada há 1 ano

O pentacampeão estadual de xadrez do RN, Máximo Iack Macedo, vai ministrar uma palestra no Campus João Câmara, no próximo dia 27 de fevereiro, às 11h. Além da palestra, o atleta jogará uma simultânea com 50 enxadristas do Campus. O evento acontece um dia antes da realização do IV torneio aberto de xadrez de João Câmara, que ocorre no sábado (28), às 13h. 

A palestra terá duração aproximada de meia hora e haverá uma pausa para almoço, com o início da simultânea está previsto para as 13h. Em todos os dois eventos haverá um limite de 50 vagas. A inscrição para os eventos será de R$ 15,00 para cada participante. As inscrições devem ser realizadas no telefone 9623-8891.

Uma simultânea funciona da seguinte forma: as mesas dos enxadristas ficam dispostas em um retângulo e o simultanista fica no centro. Ele faz o lance com o primeiro adversário, indo para a segunda partida. Novamente faz o lance e vai para a terceira. Isso se repete sucessivamente até ele retornar ao primeiro tabuleiro.

Só neste momento, é que o primeiro adversário responde ao primeiro lance. E assim sucessivamente. Essa dinâmica perdura até o final de todas as partidas. O simultanista tem, em geral, menos tempo de reflexão que os adversários, o que aumenta a chance de vencer um enxadrista com o gabarito que costuma ter um simultanista. A previsão de duração máxima desta simultânea é de 3h.

O enxadrista Máximo Iack Macedo é hoje o jogador com maior rating do estado e um dos dois únicos nordestinos a conseguir o título de Mestre Internacional dado pela federação internacional de xadrez (FIDE). 

Ele acabou de participar da última edição do campeonato brasileiro de xadrez terminando na oitava colocação e tendo como resultado mais expressivo uma vitória sobre o 3º colocado deste torneio o Grande Mestre (GM) Krikor Mekhitarian.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas