Pesquisa e Inovação
Campus João Câmara tem oito trabalhos aprovados para o XIV CONNEPI
Congresso acontece de 27 a 29 de agosto em Belém/PA
Publicada por Ibnny Ferreira em 03/07/2024 ― Atualizada em 3 de Julho de 2024 às 15:46

A delegação de estudantes e docentes do Campus João Câmara que irá participar este ano do XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI) será numerosa: oito trabalhos desenvolvidos no âmbito do IFRN/JC foram aprovados para serem apresentados no evento científico.
O Congresso, que terá sua edição 2024 sediada no Instituto Federal do Pará (IFPA), na cidade de Belém, acontece de 27 a 29 de agosto e contará com a participação de mais de 1000 estudantes, professores e pesquisadores dos Institutos Federais das regiões Norte e Nordeste e de várias outras instituições de ensino.
Dos oito trabalhos aprovados, quatro serão apresentados na modalidade pôster; três farão parte da Mostra Tecnológica do CONNEPI e também serão apresentados em formato de pôster; e um integrará o Painel Meninas na Ciência.
"Isso atesta a qualidade dos trabalhos de iniciação científica que são desenvolvidos pelos projetos de pesquisa do Campus João Câmara", comemora a Coordenadora de Pesquisa e Inovação do IFRN/JC, Emiliana Soares.
Confira a seguir os trabalhos do Campus João Câmara aprovados para apresentação no XIV CONNEPI:
Título do Trabalho | Autores |
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Cultura maker, tecnologias assistivas, internet das coisas, educação steam na educação profissional e tecnológica: desenvolvimento de protótipos de tecnologias assistivas de baixo custo |
Discentes: Erikson Pedro da Silva Nicacio; Júlia Ewelyn Rodrigues dos Santos; Fanuel Henrique Freitas Da Costa; Dayane Silva Santos Orientadora: Emiliana Souza Soares |
FILAEDU: Uma proposta para o desenvolvimento de um sistema de monitoramento inteligente de filas escolares ultilizando Visão Computacional |
Discente: Wermesson Cleinaldo Orientador: Anderson Pablo N. da Silva |
Tecnologia na Educação: proposta de um jogo didático digital para o ensino de biologia celular |
Discentes: Wermesson Cleinaldo Barbosa da Silva; Fabrício de Araújo Silva Gomes; Maria Eduarda de Lima Pinho; Ilane Aryane Guilherme Santana Orientadores: Mariana Santana Santos Pereira da Costa; Renan de Oliveira Silva |
Relações étnico-raciais no IFRN campus João Câmara: uma análise sobre as experiências sociais de discentes negros e indígenas no processo de integração à comunidade escolar. |
Discentes: Anne Carolayne Pereira da Silva Augusto; Rarison Tavares Mendes Orientadores: Emiliana Souza Soares; Jose Cleyton Neves Lopes |
Memórias de Mulheres do Mato Grande: história de vida e escrita feminina |
Discente: Anne Carolayne Pereira da Silva Augusto Orientadora: Sueli Rodrigues da Rocha |
Jogos de Tabuleiro e Educação Ambiental: o lúdico como estratégia para discutir problemas ambientais |
Discente: José Victor Câmara da Silva Orientador: Kariel Antonio Giarolo |
Oficinas de Física e Literatura: um relato de experiência |
Docente: Ítalo Batista da Silva |
Uma proposta de ensino de derivadas via Teoria de Resolução de Problemas |
Docente: Pedro Henrique Martins de Morais |
TÍTULO DO TRABALHO: Cultura maker, tecnologias assistivas, internet das coisas, educação steam na educação profissional e tecnológica: desenvolvimento de protótipos de tecnologias assistivas de baixo custo
RESUMO: Ancorado nas perspectivas das tecnologias assistivas e Internet das Coisas (IoT), com base na cultura maker, o presente trabalho objetiva apresentar o desenvolvimento de protótipos de tecnologias assistivas destinadas a pessoas portadoras de deficiência visual. Quanto aos protótipos, assinalamos que estão sendo desenvolvidos um boné, capaz de detectar obstáculos, e uma pulseira que, com base nos dados transmitidos pelo boné, informa ao usuário, por meio de um sinal vibratório, a existência de obstáculos à frente na altura da cabeça. Ademais, também foi desenvolvida uma bengala eletrônica baseada na tecnologia de identificação por rádio frequência que se comunica com um aplicativo responsável por informar ao usuário sua localização no ambiente indoor. Para desenvolver os protótipos foi utilizado o microcontrolador ESP32, além dos sensores necessários para as funcionalidades planejadas. Metodologicamente, esta pesquisa classifica-se como exploratória, bibliográfica, documental e qualitativa, almejando delinear o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que contribuem para proporcionar mais autonomia e acessibilidade ao público-alvo, fomentando a inclusão social. Dessa forma, dado seu caráter inclusivo, este trabalho relaciona-se com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), dentre eles: ODS’s 4, 9 e 10. No tocante ao ODS 4, o projeto objetiva, principalmente, a garantia da igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para as pessoas portadoras de deficiência. Quanto ao ODS 9 o projeto resulta em produtos com caráter inovador, podendo impulsionar a melhoria da infraestrutura visando atender às necessidades de acessibilidade desse público. Por fim, referente ao ODS 10, os protótipos em desenvolvimento proporcionam maior acessibilidade para o público em questão, contribuindo para reduzir as desigualdades, visando garantir o acesso igualitário a recursos e oportunidades. Sobre os resultados, foram desenvolvidos protótipos funcionais de ambos os dispositivos, ainda sendo necessário validar a usabilidade por uma pessoa portadora de deficiência visual, seguindo os normativos da ética na pesquisa.
TÍTULO DO TRABALHO: FILAEDU: Uma proposta para o desenvolvimento de um sistema de monitoramento inteligente de filas escolares ultilizando Visão Computacional
RESUMO: Este projeto propõe o desenvolvimento de um sistema inovador de monitoramento de filas no ambiente escolar, empregando visão computacional e inteligência artificial. Sua relevância destaca-se pela abordagem interdisciplinar que integra tecnologia e experiência do usuário para superar desafios na organização de filas em ambientes educacionais. As práticas de monitoramento ineficientes impactam negativamente a experiência das pessoas, resultando em perda de tempo e insatisfação. Essa inovação contribuirá para uma gestão mais eficiente do tempo e proporcionará uma melhor experiência geral no refeitório escolar do IFRN-JC. Além disso, o projeto sugere uma maior eficiência no ambiente escolar, impactando positivamente a rotina dos estudantes e, consequentemente, a qualidade educacional.
TÍTULO DO TRABALHO: Tecnologia na Educação: proposta de um jogo didático digital para o ensino de biologia celular
RESUMO: Na Biologia, o uso de jogos didáticos digitais é extremamente benéfico, pois esse componente curricular é frequentemente visto pelos alunos como complexo e repleta de conceitos abstratos. Esses jogos podem facilitar o aprendizado e aumentar o engajamento dos estudantes. Além disso, oferecem aos alunos desenvolvedores a oportunidade de adquirir mais experiência em elaboração de softwares. O nosso grupo de pesquisa vem desenvolvendo jogos há cerca de 5 anos, com o objetivo de disponibilizar métodos inovadores para tornar o aprendizado mais acessível e eficaz para os alunos e professores. Uma das nossas criações foi um jogo didático digital intitulado Biocycle Adventure, que aborda o conteúdo de ciclos biogeoquímicos. O jogo traz a jornada de um personagem principal que passa por fases que remetem aos ciclos. Em cada uma dessas fases, são feitas perguntas que aplicam o conteúdo de acordo com os assuntos abordados. Em 2023, desenvolveu-se um jogo voltado para os conteúdos de Biologia Celular, denominado de CellVolution. No entanto, identificou-se a necessidade de aprimoramentos para sua aplicação eficaz. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo descrever o aperfeiçoamento do jogo didático digital CellVolution. O referido jogo digital criado no formato RPG top-down 2D (um estilo de game em que você enxerga os personagens e cenário como se a câmera estivesse posicionada de cima para baixo) de mapa aberto, e possui o intuito de auxiliar nos estudos de Biologia Celular de forma divertida utilizando os meios tecnológicos. O enredo do jogo segue a jornada evolutiva de uma célula recém-nascida que não sabe como funcionar dentro do corpo humano. Diferente de suas irmãs, ela não possui diversas organelas. Cabe ao jogador completá-la e restaurá-la ao seu pleno funcionamento. As missões interativas e a estética de mapa aberto deixam o jogador à vontade para explorar, visualmente, a estrutura da célula e conhecer sua composição, além de orientar e explicar os processos da célula nessa busca. No jogo, a jornada da célula recém-nascida proporciona não apenas uma experiência envolvente para o jogador, mas também uma oportunidade única de aprendizado sobre a complexidade e funcionamento das células no corpo humano. A interatividade das missões e a liberdade de explorar o ambiente visualmente permitem não só compreender a estrutura celular, mas também entender os processos biológicos fundamentais. A divisão entre o organismo e a célula oferece uma abordagem multifacetada, onde o jogador descobre a função celular através de diálogos e coleta de componentes, ao mesmo tempo em que constrói as organelas essenciais para a célula. Essa abordagem inovadora contribui significativamente para o entendimento da biologia celular de forma lúdica e acessível, além de proporcionar um melhor engajamento dos discentes no componente curricular de Biologia.
TÍTULO DO TRABALHO: Relações étnico-raciais no IFRN campus João Câmara: uma análise sobre as experiências sociais de discentes negros e indígenas no processo de integração à comunidade escolar.
RESUMO: O projeto é intitulado “Relações étnico-raciais no IFRN campus João Câmara: uma análise sobre as experiências sociais de discentes negros e indígenas no processo de integração à comunidade escolar”, aprovado pelo Edital nº 28/2023 - PROPI/RE/IFRN - Projetos de Pesquisa e Inovação com Mulheres Jovens Cientistas com Fomento Institucional. O referido projeto objetiva identificar, analisar e compreender o processo de integração de alunos autodeclarados negros e indígenas à comunidade escolar do IFRN campus João Câmara. Trata-se de um projeto vinculado às atividades promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus João Câmara, com membros da PORTARIA Nº 92/2023 - DG/JC/RE/IFRN. Ademais, o projeto contribuiu para mitigar as desigualdades de gênero e étnico-raciais nas carreiras científicas com a formação de estudante de iniciação científica, agregando habilidades essenciais ao desenvolvimento humano e aos desafios do mercado profissional e do mundo do trabalho, bem como ao contexto acadêmico-científico. O projeto alinha-se à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, referente aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Este projeto buscou continuar os estudos iniciados no âmbito do edital 01/2022 – PROPI – Edital de fluxo contínuo com vistas a pesquisas relacionadas à “educação para as relações étnico-raciais”. Nesse contexto, registramos a submissão do projeto no CEP (Comitê de ética na pesquisa) considerando o CAAE: 65302822.8.0000.0225. Inicialmente, foram realizados estudos bibliográficos em livros e artigos científicos acerca das experiências sociais e da forma como a integração de discentes negros e indígenas comunidade escolar é articulada, bem como dados documentais referente ao quantitativo de estudantes negros e indígenas no Campus, bem como tecemos reflexões sobre a temática. Além disso, foram efetivadas reuniões entre a coordenadora e a bolsista a fim de explicar como funciona o registro de atividades do projeto, a produção dos relatórios mensais, o acesso às informações do projeto no SUAP e o planejamento das etapas da pesquisa, bem como estudos e orientações. Com base no levantamento de dados, atualmente, o campus João Câmara conta com 466 discentes regularmente matriculados na modalidade de ensino técnico integrado ao ensino médio, conforme dados fornecidos pela secretaria acadêmica dessa instituição. Desses 466 discentes, no ato de suas respectivas matrículas, 303 se autodeclararam pardos, 137 brancos, 25 pretos e apenas um indígena. Com efeito, o grupo de discentes pertencentes a tal modalidade de ensino é predominantemente “negro”, isto é, pardos ou pretos. A presença majoritária de discentes negros nessa comunidade escolar resulta de ações políticas e institucionais afirmativas que ultrapassam o raio de ação institucional do IFRN. No que se refere às ações políticas, destacam-se as lutas sociais do movimento negro brasileiro, organizado e promovido por diversas entidades sociais representativas desse público. As ações institucionais expressam os desdobramentos legais de tais lutas, que correspondem às principais razões para esse relevante aumento da inclusão de discentes negros aos institutos federais de ensino, notadamente ao Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN). A Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008, “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’” (BRASIL, 2022), bem como a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que, por sua vez, “dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências” (BRASIL, 2022). Contudo, em que pese a relevância do crescimento do número de discentes negros matriculados, vale notar outro aspecto igualmente relevante: a taxa de matrículas canceladas e/ou de evasão do IFRN, campus João Câmara, por exemplo. Aliás, essa taxa serviu de base para elaborar o problema a ser investigado e analisado nesta pesquisa, uma vez que ela aponta para a existência de prováveis experiências sociais distintas entre os grupos étnico-raciais no âmbito da comunidade escolar. Por conseguinte, foi realizada a seleção, organização e discussão de obras que envolviam as relações étnico-raciais, bem como a apresentação a apresentação do projeto na Secitec 2023 e a criação de um grupo de estudos do Neabi (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) do campus João Câmara. Após essa etapa, foi realizada a elaboração e o planejamento de aplicação de um questionário online em etapa do projeto vinculado à submissão no edital 04/2024-PROPI. O projeto contará como participantes voluntários os discentes regularmente matriculados na modalidade ensino técnico integrado ao ensino médio. Vale ressaltar que as metas foram executadas em tempo adequado ao cronograma previamente estabelecido, sempre priorizando-as.
TÍTULO DO TRABALHO: Memórias de Mulheres do Mato Grande: história de vida e escrita feminina
RESUMO: Este trabalho divulga os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Câmpus João Câmara, que foi aprovada por meio do Edital n. 04/2023 – PROPI/RE/IFRN, sob o título Memórias de mulheres escritoras do Mato Grande. Faz parte de uma pesquisa continuada com memórias de escritoras e escritores da Região do Mato Grande (RN) iniciada em 2021, que resultou no livro digital - Memórias do Mato Grande: vida de escritores e escritoras. Em 2023, percebemos a necessidade de direcionar os estudos para as mulheres, uma vez que suas histórias, publicadas naquele livro digital, evidenciava particularidades específicas do gênero feminino, considerando a história marcada pela estrutura patriarcal, cujas consequências impediram ou dificultaram o processo da escrita, entre outros aspectos da vida feminina. Com esse propósito, o objetivo da pesquisa Memórias de mulheres escritoras do Mato Grande foi investigar histórias de vida de mulheres escritoras da Região do Mato Grande, em que o IFRN - Câmpus João Câmara - localiza-se, a partir da abordagem teórico-metodológica com histórias de vida e do método (auto)biográfico. Neste trabalho, apresentamos alguns resultados decorrentes da revisão bibliográfica relacionada à condição feminina e à abordagem com história de vida. Ademais, apresentamos uma breve análise acerca dos achados da pesquisa de campo, que consistiu na captura de vídeo, por meio da entrevista narrativa, executada com seis participantes. A apresentação no XVI CONNEPI garantirá a comunicação e a visibilidade da pesquisa junto à rede EBTT, divulgando a escrita feminina e incentivando outras pesquisas nessa direção.
TÍTULO DO TRABALHO: Jogos de Tabuleiro e Educação Ambiental: o lúdico como estratégia para discutir problemas ambientais
RESUMO: O objetivo principal do presente trabalho consiste em discutir temas relacionados à educação ambiental e agroecologia através da dimensão lúdica, especificamente com a utilização de jogos de tabuleiro e jogos de cartas. A proposta organiza-se a partir da compreensão de que jogos de tabuleiro modernos podem contribuir de maneira significativa nos processos de ensino e aprendizagem, uma vez que trazem para o ambiente escolar dinâmicas e abordagens que se diferem e complementam o ensino tradicional. Os jogos de tabuleiro são tipos de jogos bastante tradicionais nas sociedades humanas, tendo uma multiplicidade de conteúdos, mecânicas e dinâmicas, podendo ser adaptados e utilizados como metodologia ativa que contribua para a melhoria do processo educacional. A perspectiva proposta buscou que alunos dos cursos técnicos integrados, juntamente com alunos do curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido - IFRN/JC, pudessem compreender os mecanismos de funcionamento dos jogos de tabuleiro e aplicar tal compreensão na elaboração e aplicação de jogos que discutam temas gerais ou específicos sobre questões ambientais. Considerando a urgência em tratar de forma séria e ampla os problemas ambientais atuais, desde as mudanças climáticas, até o modelo de produção de alimentos que temos, o trabalho de sensibilização e discussão na Educação Básica se torna imperativo. Com base nisso, durante a pesquisa desenvolveu-se protótipos de dois jogos que abarcam a temática. O primeiro jogo é um jogo de cartas que discute a utilização de agrotóxicos na produção de alimentos e a contrastando com a produção realizada pela agricultura familiar. O segundo jogo, por sua vez, um jogo de tabuleiro, objetivou discutir os biomas brasileiros e as principais degradações ambientais que os afetam.
TÍTULO DO TRABALHO: Oficinas de Física e Literatura: um relato de experiência
RESUMO: A Física é ciência que estuda os fenômenos naturais, sendo também uma disciplina do currículo escolar no ensino básico. A literatura relaciona-se a arte de compor ou escrever trabalhos artísticos, seja em poesia, prosa, teatro e outras formas. A Literatura e a Física habitam o mesmo ambiente cultural. Não só a Física influencia a Literatura como vice-versa. O objetivo geral deste trabalho foi possibilitar a estruturação e enriquecimento do processo ensino-aprendizagem através da conexão das disciplinas de Física e Literatura. As oficinas de Física com ênfase no mundo da Literatura ocorreram no primeiro semestre letivo de 2023.1 nas segundas-feiras das 20h às 21h30 com estudantes do integrado e da Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Caicó e no IFRN – Campus João Câmara. As obras selecionadas foram as seguintes: O cortiço de Aluízio Azevedo; O pequeno príncipe de Antonie de Saint-Exupéry; Dom Casmurro de Machado de Assis; O extraordinário de Raquel Jaramillo Palácio; Ondas de Euclides da Cunha; Os irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévsky. No final de cada encontro era proposto uma atividade de produção textual ou visual. Todos os livros tratavam ao longo do texto de questões que poderiam ser discutidas através da Física. Ao final de cada ciclo de oficinas foi aplicado um questionário avaliativo. Assim, ao final da aplicação das oficinas de Física e Literatura como instrumento facilitador/motivador destas disciplinas em ambas as instituições, constatou-se através do questionário avaliativo aplicado com os cursistas que a metodologia construída possibilitou o enriquecimento e estruturação do processo de ensino-aprendizagem de maneira satisfatória.
TÍTULO DO TRABALHO: Uma proposta de ensino de derivadas via Teoria de Resolução de Problemas
RESUMO: O baixo rendimento dos alunos das disciplinas de Cálculo é uma realidade nos cursos de exatas das instituições de ensino superior ao longo do país. Dentre as possíveis causas para este baixo rendimento, pode-se destacar a ineficácia na abordagem tradicionalmente dada a esta disciplina. Como tendência metodológica em Educação Matemática, a Teoria de Resolução de Problemas surge como alternativa aos métodos tradicionais de ensino ao valorizar o desenvolvimento do raciocínio lógico e autonomia do estudante. Neste contexto, este projeto de pesquisa buscou elaborar uma nova proposta para a abordagem de derivadas nos cursos de cálculo oferecidos pelo IFRN, campus João Câmara. Esta nova abordagem se deu por meio da realização de oficinas e seminários com estudantes do campus além da elaboração de material didático, ambos desenvolvidos à luz da Teoria de Resolução de Problemas.