Evento
Campus João Câmara promove Abril Indígena nos dias 29 e 30/04
A programação contará com oficinas, debates, atividades culturais e compartilhamento de vivências em território indígena
Publicada por Ibnny Ferreira em 25/04/2025 ― Atualizada em 25 de Abril de 2025 às 15:00

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus João Câmara do IFRN realiza, nos dias 29 e 30 de abril, o evento Abril Indígena 2025, com o tema “Mudanças Climáticas, Linguagens e Artes em Diálogo com os Povos Originários”. A proposta é criar um espaço de escuta sensível e intercultural, refletindo sobre os impactos das mudanças climáticas a partir das cosmovisões dos povos indígenas.
A programação, composta por oficinas, minicursos, exibições audiovisuais, debates e vivências territoriais, valoriza a pluralidade cultural e os conhecimentos ecológicos dos povos originários.
No dia 29, o Auditório Thomé Soares Filgueira será palco de atividades como o minicurso de Língua Tupi, a oficina de pintura corporal e a exibição do documentário A Terra de Frente. A tarde se encerra com uma mesa-redonda que reúne o cacique Luiz Katu e o artista Thiago Cóstackz, sob mediação do pajé Rafael Potiguara.
Já no dia 30, o evento se desdobra em dois momentos: pela manhã, haverá uma atividade externa na Comunidade Indígena Mendonça do Amarelão, com trilha ecológica, roda de conversa e observação do processo de beneficiamento da castanha. À tarde, no campus, ocorre a Oficina de Caboclinho, com 20 vagas disponíveis.
As inscrições para o Abril Indígena 2025 estarão abertas a partir de 26 de abril, por meio do link: https://suap.ifrn.edu.br/eventos/inscricao/1/7378/
O evento é uma realização do Campus em parceria com a Associação Comunitária do Amarelão e busca articular ciência, arte e tradição em defesa dos direitos dos povos originários e da justiça ambiental.
- Palavras-chave:
- Abril Indígena NEABI João Câmara