ABWEC 2012 é um evento para profissionais da área de geração de energiaeólica e fabricantes de equipamentos, políticos e investidores quediscutiram o potencial do mercado de energia eólica na economiabrasileira e como este rápido crescimento da indústria será financiado.
SãoPaulo foi palco para a BWEC 2012, onde empresários da indústria deenergia eólica e autoridades do Brasil e do mundo se encontraram cominvestidores e banqueiros especializados em financiamento de plantas degeração e fabricação de equipamentos.
ORio Grande do Norte é um dos mais importantes Estados nodesenvolvimento de projetos eólicos do Nordeste e, por esta razão, teveuma mesade debate próprio onde foram abordados os seguintes temas:
- licenciamento e programas socioambientais em projetos de fazendas eólicas no Estado;
- Questões legais e contratuais fundiárias relacionadas aos projetos de energia eólica;
- o regime tributário do RN para o setor eólico;
- o papel do Estado na promoção da indústria eólica;
- o trabalho do CERNE (Centro Estratégico de Recursos Naturais e Energia);
- o trabalho do IFRN na formação de mão de obra para o setor.
Entreos palestrantes estava Alexandro Rocha, coordenador do curso deTecnologia em Energias Renováveis do IFRN Campus João Câmara. O Prof.Alexandro Rocha participou da mesa redonda do Rio Grande do Norte, aolado do Sr. Flávio Azevedo que é Presidente do CT-GÁS e Vice-Presidenteda CNI e do Sr. Jean Paul Prates que é Presidente do CERNE. Naoportunidade foi apresentada a atuação do IFRN em seusdiversos campi e, em particular o de João Câmara com a criação doprimeiro curso superior em Energias Renováveis do País.
Na edição de 18 de Abril de 2012 a revista carta capital trás umareportagem detalhada do evento em sua série denominada "DiálogosCapitais", onde há o destaque da preocupação do IFRN com a área deenergias renováveis. "Em razão da alta demanda dos empreendimentos,criamos o primeiro curso de Energias Renováveis e também oferecemoscursos técnicos para essa área", comenta o Prof. Alexandro Rocha ementrevista para a revista.
ABWEC 2012 apresentou as oportunidades de investimentos em energiaeólica no Brasil e foi o evento chave para que os investidores sefamiliarizassemcom esse mercado em rápido crescimento.