OBMEP

Campus João Câmara melhora novamente seu desempenho

Publicada em 06/12/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Da esq. para direita: Em pé: João Gabriel, Erick, Flauber, Edivânia, Leandro, Cleiton, Jackson, Aluísio. Ajoelhados: Anttogony, Caique, Edmilson, Ewerton, Jonas Lúcio.

Em seu 3º ano de participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o Campus do IFRN de João Câmara melhorou novamente o seu desempenho, aumentando de 6 para 13 as menções honrosas recebidas. O campus conseguiu mais que dobrar o seu número de premiados, enquanto o seu número de inscritos passou de 320 para 480.

Vale destacar alguns dados para entender o que significa essas menções honrosas. A primeira fase da OBMEP contou com quase 20 milhões de alunos participantes. 5% destes se classificaram para a segunda fase, ou seja, 1 milhão de alunos. No nível 3 (ensino médio), os 500 primeiros em todo o Brasil ganharam medalhas e bolsa de iniciação científica. Os 10 mil primeiros colocados seguintes ganharam menção honrosa. No nosso estado, 23 alunos receberam medalha no nível 3 e 259 receberam menção honrosa. Destes 259, 126 foram do IFRN. Destes 126, 13 foram do campus João Câmara. Vale ainda destacar que existem cotas para as escolas seletivas (que fazem concurso para ingresso), caso do IFRN, o que dificulta a obtenção de medalhas para alunos dessas instituições.

As aulas preparatórias para a olimpíada no campus tiveram início em maio de 2012 e irão até março de 2013. Os professores responsáveis pelo projeto em João Câmara, Helenice Lopes e Francisco Quaranta, além de ministrarem aulas semanais, farão aulas com temas específicos trazendo professores de outros câmpus.

Em 2012, os alunos Francisco Cleiton e Caíque Ferreira tiveram o privilégio de participar do programa com bolsa PIC para alunos que desejam se aprofundar em matemática que é patrocinado pela própria OBMEP.

Parabéns a todos que apostaram e continuam apostando no projeto!