Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Economia Solidária

Campus João Câmara forma primeira turma do Programa Manuel Querino

Cerimônia de Certificação foi realizada no Auditório Thomé Soares Filgueira na terça-feira (17/12)

Publicada por Ibnny Ferreira em 20/12/2024 Atualizada há 20 horas, 21 minutos

Na última terça-feira (17/12) o Campus João Câmara do IFRN realizou, no Auditório Thomé Soares Filgueira, a cerimônia de certificação da primeira turma do curso de formação inicial e continuada em Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, ofertado através do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, no âmbito do Programa Ecosol: Ciranda Formativa Norte e Nordeste.

Durante o curso os alunos tiveram acesso a diversas disciplinas, tais como: Gêneros Textuais, Habilidades de Raciocínio, Informática Básica, Mundo do Trabalho e AutoGestão (de Processos e Estrutura Organizacional; para Comercialização; e para acesso a Políticas Públicas), tendo uma visão ampla da Economia Solidária e aprendendo técnicas e processos da gestão de empreendimentos nessa área.

Para o prof. Anderson Pablo, que ministrou a disciplina de Informática Básica, "a experiência foi incrível. A maioria dos participantes são pessoas do campo, em grande parte agricultores, que nunca tiveram contato ou pouco contato com a tecnologia. Diante disso, foi um grande desafio, mas também extremamente gratificante ver o entusiasmo deles em aprender o básico sobre informática. Ao longo das aulas, ficou claro como a tecnologia pode abrir novas portas, especialmente para quem vive no campo. Foi uma verdadeira troca de saberes, e enriquecedora para todos nós envolvidos nesse projeto".

A experiência prática em sala de aula foi um dos pilares do curso. Na disciplina de Autogestão para Comercialização, ministrada pelo prof. Ibnny Afonso, os estudantes aprenderam a utilizar as mídias sociais para anunciar seus produtos, bom atendimento ao cliente, precificação, gestão do dinheiro, técnicas de fotografia e edição básica de imagens com o uso de celular, realizando práticas em sala de aula, tendo como objeto os próprios produtos que comercializam nas feiras de economia solidária.

Além das experiências em sala, durante o curso, os alunos realizaram visita a feiras de economia solidária e associações, como a Comunidade Quilombola Acauã, em Poço Branco/RN, onde puderam conhecer e compartilhar as dificuldades enfrentadas e histórias exitosas.

Ao todo, 40 (quarenta) alunos participaram do curso, que foi realizado no período de agosto a dezembro de 2024, com carga horária de 200h, sendo direcionado, sobretudo, a trabalhadores de empreendimentos solidários, jovens, população negra, mulheres, povos tradicionais, pessoas com deficiência, idosos, população LGBTQIAPN+ e beneficiários de programas sociais.

Programa Manuel Querino (PMQ)

Instituído em 2023 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o PMQ já firmou parcerias com 12 universidades e oito institutos federais para a qualificação de 33.760 trabalhadores e trabalhadoras em 13 estados do Brasil.

O Programa também aprovou os Planos de Ações e Serviços (PAS) de 20 entes, com mais de 52 mil vagas ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE) espalhadas nas regiões brasileiras.

“O objetivo do PMQ é contribuir para o acesso ao trabalho decente, emprego e renda dos trabalhadores e trabalhadoras”, destacou o secretário de Qualificação, Emprego e Renda, Magno Lavigne.

O PMQ é executado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), de acordo com as resoluções do Conselho Nacional do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).