Graduação

Campus João Câmara forma primeira turma do curso Tecnólogo em Energias Renováveis do país

Profissionais são os pioneiros na área, que está em forte expansão no estado

Publicada em 14/03/2017 Atualizada há 12 meses

Cerimônia de Colação de Grau foi realizada no Auditório Thomé Soares Filgueira no último dia 22 de fevereiro

O Campus João Câmara do IFRN formou a primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis do país. A solenidade de Colação de Grau foi realizada no Auditório Thomé Soares Filgueira no último dia 22 de fevereiro. A cerimônia encerrou um importante ciclo, tanto para os alunos, agora Tecnólogos em Energias Renováveis, que tornaram-se os pioneiros na profissão; quanto para o Campus João Câmara, que cumpriu com êxito a missão de ser a primeira Instituição de Ensino Superior do Brasil a oferecer este curso de graduação.

"É uma satisfação muito grande ver a primeira turma do Curso de Tecnologia em Energias Renováveis se formar, principalmente por saber que 90% dos concluintes estão trabalhando na área", disse o Prof. Alexandro Vladno, atual Diretor Acadêmico do Campus Avançado Lajes, que atuou como primeiro coordenador do curso. "A luta pela implementação do que veio a ser o primeiro curso superior na área de energias renováveis no Brasil foi muito grande. Uma área nova que emergiu no estado com a chegada dos primeiros parques eólicos na região do Mato Grande. Levamos mais de um ano para a formulação do Projeto Político Pedagógico do Curso conversando com a indústria, com as universidades, participando de seminários e congressos internacionais para se discutir dentro do grupo de professores, qual matriz de disciplinas e estrutura de laboratórios ofereceríamos aos nossos alunos no intuito de habilitá-los a este novo mundo do trabalho. Por vezes, tivemos o sentimento de desistir, pelas dificuldades encontradas em se adquirir novos equipamentos e da ausência de cursos de qualificação no Brasil para todo o corpo docente. Mas o desafio estava posto e logo que conseguimos estabelecer as primeiras parcerias com instituições de ensino e pesquisa na área, assim como com empresas do setor, destaque dado a General Electric e sua subsidiária a Granite, tivemos a certeza de que estávamos no caminho certo", complementou o professor.

Para os alunos, a experiência proporcionada pelo curso foi muito positiva, apesar das dificuldades. Leonardo Morais, orador da turma concluinte, enfatizou em seu discurso o valor da aprendizagem proporcionada pelo IFRN: "Ao escolhermos essa Instituição, tomamos uma decisão que mudaria nossas vidas. Escolhemos pelo novo. A ideia de cursar Energias Renováveis em uma instituição que se propôs a nos dar uma formação diferenciada e atual, além de nos possibilitar alcançar o sonho de sermos tecnólogos, também nos deu os desafios para construirmos o primeiro curso superior em energias renováveis no Brasil".

Anderson Felipe, discente premiado com o Certificado de Distinção por sua atuação durante o curso, vê com otimismo o crescimento do setor de energias renováveis no estado e faz projeções para o futuro: "Vejo que as oportunidades estão cada vez mais abrangentes e crescentes por ser uma região de grande potencial, principalmente, para a área da energia eólica e solar, que vem de forma modesta ganhando seu espaço. Agora, depois de formado, pretendo exercer a função de Tecnólogo em Energias Renováveis no setor administrativo, por ser a área na qual sempre me identifiquei e gostei. Agradeço a esta instituição pela oportunidade concedida de adquirir ricos conhecimentos que serão de grande valia para minha vida pessoal e profissional".

O Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis do IFRN, além de oferecer a formação de profissionais especializados na área, suprindo uma demanda latente do mercado local e nacional, forma sua primeira turma num momento muito importante da expansão do setor eólico no estado, que é considerado o maior gerador deste tipo de energia no país; e da energia solar, com a previsão de instalação de uma fábrica de painéis solares no Rio Grande do Norte até o final de 2018.

Confira as fotos da Cerimônia acessando este link.