Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Posse do Centro Acadêmico será amanhã (27)

CA e Grêmio promovem a Oficina Regional preparatória da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra.

Publicada em 26/08/2010 Atualizada há 1 ano, 8 meses

          O Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Física tomará posse amanhã, dia 26 de agosto. A solenidade de posse acontecerá à 20:30 horas no auditório do IFRN - Campus João Câmara.

         O CA juntamente com Grêmio estudantil promovem na próxima quarta, dia primeiro de setembro, no auditório do Campus a Oficina Regional preparatória da Campanha Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra. A atividade tem como objetivo integrar entidades e movimentos sociais populares atuantes na região do Mato Grande na Campanha, além de organizar o Plebiscito Popular sobre o tema previsto para acontecer na semana da pátria no período de 1 a 7 de setembro.

         A oficina começa às 19 horas e tem seu termino às 22 horas. Participarão lideranças dos movimentos de trabalhadores rurais (MST), ativista de ONGs, sindicatos, pastorais da Igreja Católica, estudantes e outros interessados (as).

         O plebiscito é um instrumento de pleno exercício da participação de todos os brasileiros e brasileiras nos destinos de nosso país. Organizar, convocar e realizar plebiscitos populares já faz parte de nossa história. Desde o ano 2000 com o plebiscito sobre a dívida, em 2002 sobre a ALCA e em 2007 sobre a Vale os movimentos sociais, pastorais, redes, entidades e organizações populares realizam debates com toda a sociedade a partir deste instrumento. Neste ano de 2010, entre os dias 1 a 7 de setembro junto com o Grito dos Excluídos/as, teremos o plebiscito popular sobre o limite da propriedade da terra, você pode fazer parte deste importante processo participativo. Todo o país precisa informar a população sobre os benefícios da distribuição da terra.

         A campanha foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira sobre a necessidade e a importância de se estabelecer um limite para a propriedade. Mais de 50 entidades, organizações, movimentos e pastorais sociais que compõem o Fórum Nacional da Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA) estão engajadas na articulação massiva em todos os estados do Brasil. Para saber mais acesse o site que tem todas as informações.

        O presidente do CA, Leandro Luiz da Silva Pereira, afirma que esse evento contribuirá muito para impactar na consciência popular sobre a realidade da distribuição agrária no Brasil, mostrando que a força popular tem poder e direito nas decisões. Além de alertar a importância dessa campanha para o bem das famílias brasileiras, que necessitam de terras, sendo que muitas das aludidas vivem miseravelmente e passando fome em conseqüência da própria desigualdade brasileira.