PESQUISA

Alunos e docentes do IFRN João Câmara participam do XII CONNEPI 2018

O Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação é o principal evento da Rede Federal que agrega pesquisadores das duas maiores regiões do país.

Publicada em 06/12/2018 Atualizada há 1 ano

Entre os dias 27 e 30 de novembro de 2018, aconteceu o Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação-CONNEPI, em Recife-PE. Desde 2006, o evento é realizado com o objetivo de impulsionar e difundir a produção na área de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico.

Nesta 12ª edição,  sob a coordenação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), o CONNEPI trouxe como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, assim, buscando fortalecer os debates sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento social e econômico do país e o caráter estratégico da ampliação dos investimentos na ciência e desenvolvimento tecnológico.

Ao longo de quatro dias, o evento reuniu apresentação de trabalhos e experiências realizadas por estudantes, docentes, pesquisadores e pesquisadoras de instituições de educação e cadeias produtivas de diferentes setores, além de palestras, oficinas, minicursos, workshops e mostras tecnológicas e culturais.

O IFRN João Câmara não podia ficar de fora e foi devidamente representado pelos docentes e estudantes do Curso de Licenciatura em Física, com apresentação de trabalhos na modalidade oral e pôster. Os trabalhos aceitos foram:

- O DESENVOLVIMENTO DO JOGO DIDÁTICO “DUELO DAS CIÊNCIAS”, de autoria de Francinaide de Lima Silva, Jose Charles dos Santos Felix, Emiliana Souza Soares e Saulo Carneiro Maciel;

- O POTENCIAL DIDÁTICO DO JOGO BANCO DE JOULE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA, de autoria de Francinaide de Lima Silva, Luana Ferreira do Nascimento, Emiliana Souza Soares e Saulo Carneiro Maciel;

-O FENÔMENO DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NO IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA, de autoria de Francinaide de Lima Silva, Maria Heloyza Viana Miranda, Saulo Carneiro Maciel, Emiliana Souza Soares e João Paulo de Lima Silva.

A próxima edição do CONNEPI será em 2020, em Porto Velho/RO.

extensao
pesquisa