e-Sports
Alunos do IFRN disputam Final de Campeonato Estadual de Jogos Eletrônicos
Disputa acontece no dia 27 de julho no Teatro Riachuelo, em Natal/RN
Publicada por Ibnny Ferreira em 24/07/2024 ― Atualizada há 3 meses, 4 semanas
Duas equipes do IFRN disputam no sábado, 27 de julho, a grande final de League of Legends da 2ª edição dos Jogos Escolares de Esportes Eletrônicos do Rio Grande do Norte. A decisão acontece no Teatro Riachuelo, em Natal/RN, durante a LIGA DIGICOM, evento voltado à promoção dos esportes eletrônicos na região nordeste, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC/RN) e da Federação de Esportes Eletrônicos do Rio Grande do Norte (FERN).
O campeonato contou com a participação de diversas escolas do estado, das redes pública e privada, em três categorias: League of Legends (LoL), Free Fire e eFootball. Atual campeão dos Jogos Escolares do RN (JERNs) no LoL, o IFRN entra na disputa para garantir o bicampeonato nesta categoria, uma vez que a final será disputada entre as equipes de dois campi diferentes do Instituto: IFRN Campus Natal-Central (CNAT) e IFRN Campus Parnamirim (PAR).
O bom desempenho dos alunos nos campeonatos estaduais é fruto do Projeto IGNITE (Implementação de Games na Integração entre Tecnologia e Educação), projeto de extensão idealizado pelo servidor técnico-administrativo Yuri Bittencourt e iniciado no Campus João Câmara, mas que hoje conta com a participação de mais de 50 alunos e alunas de vários campi do IFRN.
“Garantir o bicampeonato na categoria League of Legends para o nosso Instituto, além de fortalecer o projeto de extensão, mostra aos pais, educadores e sociedade o importante papel dessa integração entre a educação e os esportes eletrônicos na formação dos estudantes. Vamos com tudo!”, celebra Yuri.
Projeto IGNITE
Descobrir talentos, fomentar a interação social, trabalhar a concentração e disciplina dos alunos, bem como buscar a validação dos jogos eletrônicos como modalidade esportiva no IFRN foram as motivações iniciais de Yuri Bittencourt, servidor do Campus João Câmara, quando pensou na criação de um projeto de extensão que pudesse aproximar a comunidade acadêmica dos e-sports (esportes eletrônicos).
“Em diversos campi, inclusive no de João Câmara, muitos alunos jogavam LoL de maneira competitiva, contudo, sem orientações e com pouca interação com outros colegas que também participam do mesmo ambiente virtual”, conta o idealizador do projeto, "a partir do IGNITE esses alunos se conheceram e passaram a interagir através do projeto, em uma rotina de treinos e orientações técnicas sobre o jogo".
O Projeto IGNITE utiliza o League of Legends (LoL), um dos jogos mais populares no cenário competitivo dos esportes eletrônicos no Brasil e do mundo, como ferramenta para integração e desenvolvimento de várias habilidades dos discentes. Yuri ressalta: “a ideia de utilizar o LoL tem a ver com a popularidade do jogo entre os alunos e os aspectos estratégicos contidos nele, como a tomada de decisões rápidas, trabalho em equipe e comunicação efetiva, contribuindo para a melhoria das habilidades mentais, motoras e sociais dos estudantes".