RECONHECIMENTO

Alunos do Curso de Energias Renováveis recebem premiação no IX CONNEPI

Projeto foi premiado com terceiro lugar na categoria.

Publicada em 17/11/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi 2014) é um evento anual que reúne trabalhos dos institutos federais de todo o país. A proposta é difundir o conhecimento científico fora do ambiente acadêmico. Para isso, o congresso busca a aplicação das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios da Rede Federal de Ensino aproximando, assim, a ciência do cotidiano das pessoas e dos setores de produção locais. O Connepi reúne profissionais, professores e alunos de diversas áreas do conhecimento.

O Universo IF está dividido entre o Planeta Startup, o Planeta Play e o Planeta Link. O Planeta Startup premiou as melhores ideias de negócio na área de tecnologia. Neste espaço, alunos e servidores dos Institutos Federais de todo o país inscreveram seus projetos no Desafio de Ideias. A proposta da competição foi incentivar a cultura de startup (termo utilizado para falar sobre negócios que estão começando suas atividades) na Rede Federal. Os alunos do Curso de Energias Renováveis do Campus João Câmara do IFRN Leonardo Davi S. Morais, Hallysson D. Almeida e Willian R. Budke, sob orientação do professor Alexandro Vladno da Rocha, foram premiados com o terceiro lugar no Planeta Startup com a ideia de uma empresa de projetos customizados de Energia Solar (a Hybrid). Os alunos ganharam um tablet da organização da competição.

Para o Prof. Alexandro Vladno, o estímulo ao espírito empreendedor nos alunos é importante no processo de formação profissional, pois muitos deles terão seu próprio negócio e, quebra um pouco o paradigma de que o aluno ao sair terá necessariamente que trabalhar em uma empresa. "Na minha percepção, a área de energia solar irá demandar por profissionais liberais para um mercado de consumidores emergentes que desejarão ter a sua própria geração de energia elétrica em casa através de fonte renovável de energia. Para tanto, necessitará de profissionais qualificados para atender a esta necessidade. O projeto dos alunos com a empresa de serviços nesta área está sendo bem feito e a premiação no Universo IF foi o reconhecimento disto", comentou o Prof. Alexandro Vladno.

Para o aluno Leonardo Morais, “a ideia do Startup foi e é de fundamental importância para nosso desenvolvimento acadêmico e profissional, despertando ainda mais em nós o empreendedorismo e a inovação em nossa área tecnológica. Estamos bastante motivados a começar nossas atividades de negócios”. No Planeta Startup foram inscritos mais de 300 trabalhos, sendo escolhidos 50 pra estarem no Universo, dos quais 13 foram finalistas, e somente três foram vencedores.

Com muito orgulho, o Campus João Câmara parabeniza os alunos do Curso Superior de Energias Renováveis, únicos representantes do IFRN entre os finalistas, pela conquista do 3° lugar no Planeta Startup com o projeto "Hybrid – Soluções Energéticas".