Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SECITEX

Alunos do Campus João Câmara tem trabalhos aprovados na SECITEX

Evento acontece de 18 a 21/11 no Campus Santa Cruz do IFRN

Publicada em 16/11/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

De 18 a 21 de novembro acontece no Campus Santa Cruz a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (SECITEX), que contará com a realização de 5 eventos simultâneos: o XI Congresso de Iniciação Científica do IFRN (CONGIC); a III Mostra Tecnológica; o III Simpósio de Extensão; a V Exposição Científica, Tecnológica e Cultura (EXPOTEC) do Campus Santa Cruz; e a I Olimpíada de Robótica do IFRN.

O Campus João Câmara estará participando do evento com 5 trabalhos, sendo duas comunicações orais e três apresentações em banner. Confira um pouco mais dos trabalhos a seguir:

COMUNICAÇÃO ORAIS
1) "Vozes afrodescendentes marginalizadas em Ponciá Vicêncio: a escrita ambivalente de Conceição Evaristo"

Aluno: Bruno Henrique da Silva Lyra (Bolsista PIBIC-EM/CNPq)
Orientador: Prof. Me. Tito Matias (Mestre em Literatura Comparada/UFRN)
Resumo: Esta pesquisa visa investigar as especificidades do discurso afrodescendente de Conceição Evaristo em sua obra intitulada Ponciá Vicêncio. Para isso, a escrita ambivalente de Evaristo será analisada a fim de examinar as questões de gênero, etnia e classe social em sua obra Ponciá Vicêncio. A pesquisa será embasada no conceito de ambivalência, proposto por Homi K. Bhabha, ao sugerir que a fixação de identidades promovida pelo discurso colonial e, posteriormente, exercida pelo discurso pós-colonial, culmina em uma proliferação de estereótipos, fortemente evidenciados na narrativa de Evaristo, que encapsulam identidades e mantêm os sujeitos em lugares fixos com pouca voz e mobilidade. Além da questão da escrita ambivalente, gênero e etnia serão também averiguados, uma vez que são demonstrados através da protagonista, mulher e negra, por meio de suas andanças e sua relação com as outras personagens, marcadas pela ambivalência.
Palavras-chave: Literatura Brasileira, Literatura Afrodescendente, Escrita da Mulher, Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio.

2) "Dos direitos trabalhistas referente ao docente"
Alunos: Claudia Alice de Araújo Dantas; José Yure Morais dos Santos
Orientador: Prof. Me. Rocco Antonio Rangel Rosso Nelson
Resumo: O objetivo do artigo é descrever os principais direitos trabalhista do professor, no âmbito do ensino privado, em face de certas práticas abusivas perpetrado pelos empregadores o que acarreta uma elevada carga horária de trabalho, em contrapartida de uma baixa remuneração, refletindo na saúde e na convivência social.

APRESENTAÇÕES DE BANNER
1) "O ensino de leitura em língua inglesa por meio da abordagem comunicativa nas turmas de ensino médio do IFRN - campus João Câmara"
Alunos: Daniele Freire da Silva (Bolsista PIBIC-IFRN); Pedro Hugo da Câmara Costa (Bolsista PIBIC-IFRN)
Orientador: Prof. Me. Tito Matias (Mestre em Literatura Comparada/UFRN)
Resumo: A leitura em língua inglesa é de extrema importância no que diz respeito ao ensino de inglês como língua estrangeira. Ser capaz de ler em uma língua estrangeira proporciona aos estudantes oportunidades de pesquisas em sites da internet, além da leitura em língua inglesa ser de extrema importância para o ambiente acadêmico, já que uma parte considerável da bibliografia necessária para aquisição de conhecimentos nas áreas de atuação dos alunos se encontra em inglês. Respaldados pela importância da leitura em língua inglesa nos tempos atuais, este artigo apresenta a fase inicial da pesquisa de iniciação científica desenvolvida no IFRN – campus João Câmara, por meio da bolsa de pesquisa PIBIC-IFRN, a partir de pesquisas bibliográficas realizadas no ano de 2014. O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de ensino-aprendizagem da habilidade de leitura de língua inglesa das turmas do Ensino Médio do IFRN – campus João Câmara.
Palavras-chave: Ensino médio, IFRN, campus João Câmara, Leitura em língua inglesa, Estratégias de leitura.

2) "Desenvolvendo a educação empreendedora através da Mini Empresa e Feira de Negócios: relatos de um projeto em execução"
Alunas: Maria Luiza Morais Silva; Ana Beatriz Alves Pimentel
Orientadoras: Vanessa Desidério; Denise Cristina Momo
Resumo: O presente artigo relata um projeto de extensão desenvolvido no âmbito do IFRN/João Câmara, no qual procuramos fomentar a Educação Empreendedora com duas ações principais, a simulação empresarial através do programa Miniempresa, e uma Feira de Empreendedorismo e Negócios. Tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas e os resultados. A metodologia utilizada no Programa Miniempresa foi a aprender fazendo da Junior Achievement, em quinze encontros que ocorreram no ambiente escolar, com a participação dos alunos dos cursos técnicos na modalidade integrado de Administração, Eletrotécnica e Informática. A miniempresa PocketUp, produziu e vendeu 354 tacbags, conseguindo uma rentabilidade de 143% do valor investido. A feira tem como proposta a realização do torneio de idéias, palestras, incubado, bem como estandes de 10 miniempresas e 10 microempresas da região, com a participação da comunidade e dos alunos do campus.
Palavras-chave:  Simulação empresarial, Feira de negócios, Empreendedorismo

3) "Instrumentalizando futuros profissionais: a relevância do programa de bolsas de Tutoria e Aprendizagem de Laboratório (TAL) – Língua Inglesa – para a formação dos discentes dos cursos de ensino médio técnico integrado do IFRN – campus João Câmara"
Alunos: Síria Maria de Andrade Paiva (Bolsista TAL-IFRN)
Orientador: Prof. Me. Tito Matias (Mestre em Literatura Comparada/UFRN)
Resumo: Este artigo tem como objetivo narrar brevemente a importância do programa de Tutoria e Aprendizagem de Laboratório (TAL) – Língua Inglesa – para a formação dos discentes dos cursos de ensino médio técnico integrado do IFRN – campus João Câmara, com o intuito de apresentar o modo de inserção do ensino do Inglês no IFRN/J.C., bem como a sua relevância no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, sob o prisma da objetividade do discente do IFRN em aprender a língua inglesa levando em conta as altas exigências do mercado de trabalho e o cenário atual deste idioma no Brasil. Por fim, serão sugeridas propostas de como potencializar o ensino de inglês no IFRN – campus João Câmara a partir da utilização da bolsa de tutoria TAL.
Palavras-chave: Ensino médio, IFRN, campus João Câmara, língua inglesa, bolsa TAL

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas