Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Aula de Campo

Alunos participam de aula no Barco Escola Chama-Maré

Atividade englobou as disciplinas de Língua Inglesa, Biologia e Empreendedorismo

Publicada em 12/08/2016 Atualizada há 12 meses

Pouco mais de trinta alunos participaram da aula de campo

Com o intuito de divulgar ações de educação ambiental no estuário do rio Potengi, o Prof. Tito Matias, da disciplina de língua inglesa, coordenou no dia 20 de julho de 2016 a aula externa “Aula-passeio Barco Escola Chama-Maré”, com as turmas de 3º ano Integrado Administração (tarde) e 4º ano Integrado Informática (manhã) do IFRN – campus João Câmara. 

A viagem aconteceu em uma estrutura flutuante que funciona como espaço pedagógico de educação ambiental, voltado para uma reflexão crítica sobre questões ambientais do rio Potengi, dentro de uma perspectiva multidisciplinar, abordando aspectos histórico-culturais, ecológicos, econômicos e sociais. 

Além de Matias, a aula-passeio contou com a participação dos professores Maria Luiza Carvalho e Francêsco Lopes, professores de Empreendedorismo e Biologia, respectivamente. 


PROJETO BARCO ESCOLA CHAMA-MARÉ

As aulas-passeio ocorrem a bordo de uma embarcação do tipo catamarã, que parte do Iate Clube de Natal no sentido Fortaleza dos Reis Magos / Boca da Barra, passando pela Redinha e Cemitério dos Ingleses, entrando na gamboa Jaguaribe e seguindo na direção da Ponte Ferroviária de Igapó, voltando pela Base Naval e Porto de Natal, chegando ao local do embarque. 

Esse percurso, de cerca de 1h30, tem a orientação pedagógica de professores/monitores que compõem a equipe executiva do barco-escola. Nesse espaço de aprendizagem, os conteúdos são abordados numa perspectiva interdisciplinar, inspirados no ambiente estuarino e na paisagem urbana de Natal.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através deste link.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas