Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Esporte

Aluna do Campus João Câmara conquista Ouro no Xadrez nos JUVERN's

Equipe de Xadrez também foi destaque nos Jogos Escolares dos Institutos Federais

Publicada em 09/08/2017 Atualizada há 1 ano

A competição de xadrez dos JUVERNS foi realizada nesta final de semana (28 e 30/07) na Escola de Governo no Centro Administrativo do Estado. Cerca de 200 atletas de todo o estado divididos em 4 categorias participaram da competição que classifica o ganhador de cada categoria para os Jogos Escolares da Juventude. Estes eventos, divididos nas faixas 12 a 14 e 15 a 17 serão realizados nas cidades de Curitiba – PR e Brasília – DF nos meses de setembro e novembro, respectivamente. 

A novidade desse ano foi a boa qualidade da infraestrutura oferecida aos atletas. Não somente a eficiência do local de realização do evento, mas principalmente as excelentes hospedagem, alimentação e translado disponibilizados aos atletas do interior. Podemos dizer que teve um nível de organização comparável à etapa nacional. 

A enxadrista Annyara Gomes do campus João Câmara do IFRN conquistou o primeiro lugar na categoria de 15 a 17 feminino anos que contou com a participação de 36 atletas. Das 6 partidas realizadas, ela conquistou 6 vitórias. A equipe do nosso campus conquistou ainda o segundo e o quinto lugares desta mesma competição com as atletas Livia Mara e Ingryd Osho. A delegação foi composta por 9 enxadristas, sendo 3 do masculino e 6 do feminino: Ruan, Gerod, Ismael, Raissa, Livia, Annyara, Ingryd, Julia e Ewelly.

Os classificados para a etapa nacional foram:

  • 12 a 14 masculino- João Gabriel – Poço Branco
  • 12 a 14 feminino - Nadia – Natal
  • 15 a 17 masculino- Lucas Matheus – Natal
  • 15 a 17 feminino – Annyara Gomes – João Câmara

 

Equipes de Xadrez Feminino e Masculino do IFRN foram destaque nos JIF’S 2017

Em competição realizada na cidade de Fortaleza no período de 18 a 23 de julho, mais de 1000 atletas de 10 IF’S do nordeste disputaram 11 modalidades de esporte: futsal, futebol de campo, basquete, vôlei, handebol, vôlei de praia, natação, atletismo, judô, tênis de mesa e xadrez nos gêneros masculino e feminino (exceto o futebol).

O IFRN teve uma participação expressiva com 180 atletas (maior delegação) transportados em 5 ônibus e obteve as primeiras colocações em diversos esportes, com destaque para o judô, tênis de mesa, natação, vôlei, vôlei de praia, futebol, atletismo e xadrez.

O xadrez do IFRN obteve a primeira colocação no feminino por equipes com as atletas Raissa (João Câmara), Beatriz (Natal Central), Livia (João Câmara) e Annyara (João Câmara) jogando contra 4 IF’S e tendo as partidas o tempo de reflexão de 61 minutos para cada jogador. Já no individual, participaram 5 IF’S numa disputa em 6 rodadas com tempo de reflexão idêntico. O IFRN conquistou a prata com Beatriz e o bronze com Raissa. No masculino individual, os enxadristas Lucas (Natal Central) e Murilo (Ipanguaçu) conquistaram também a prata e o bronze para o IFRN dentre 28 atletas. Na competição por equipes, Lucas (Natal Central), Alan (Mossoró), Murilo (Ipanguaçu) e João Paulo (Ipanguaçu) conquistaram o segundo lugar dentre 7 IF’S. O técnico Francisco Quaranta comandou a equipe feminina, enquanto Marcio Jordão comandou a equipe masculina nesse torneio.

O destaque do evento foi a boa qualidade da organização do evento. Tanto o local da competição – o CFO (Centro de Formação Olímpica) – quanto o hotel que hospedou a nossa delegação (Plaza Suíte) chamaram a atenção pela eficiência assim como o nível da arbitragem do xadrez com a elogiosa atuação de Antônio Bezerra na organização da modalidade xadrez. Além da nossa equipe, classificou-se a valorosa equipe masculina de Pernambuco capitaneada pelo habilidoso Gabriel Victor, bem como a atleta Bruna também do IFPE que ganhou a competição feminina.

O próximo desafio é a etapa nacional dos JIF’S que é composta pelo campeão de cada região do país, além da equipe sede. Será na cidade de Poços de Caldas - MG no período de 03 a 08 de outubro. Cabe à nossa equipe potiguar feminina continuar treinando para repetir o bom desempenho da etapa regional.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas