Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Acontece I Fórum da Caderneta do Adolescente

Evento serve para o monitoramento da saúde e desenvolvimento do adolescente.

Publicada em 26/10/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

           Hoje, dia 26/10/2010, está sendo realizado no IFRN - Campus João Câmara o "I Fórum da Caderneta do Adolescente". A caderneta é um instrumento criado pelo Ministério da Saúde para monitorar o desenvolvimento e a saúde da população entre 10 e 19 anos e facilitar as ações educativas voltadas para este segmento. Em Manaus, a entrega da caderneta é feita por equipes dos Distritos de Saúde, através de atividades de orientação sobre a importância do documento e a forma de utilizá-lo. As ações ocorrem em colégios, com a ajuda do projeto Saúde na Escola, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a entrega da caderneta durante as consultas médicas, feita pelo próprio profissional de saúde que atendeu o adolescente.

            Segundo Andrelúcia Cordeiro, coordenadora do evento: "as ações educativas têm como objetivo estimular os jovens a assumir os cuidados com a sua própria saúde, inclusive tomando a iniciativa de buscar orientações médicas durante as mudanças típicas da adolescência. O mais importante é o adolescente entender que a caderneta é um documento com informações sobre a saúde dele e orientações úteis, por isso as ações educativas são imprescindíveis, estamos hoje iniciando a nossa conversa sobre assunto e outros momentos de capacitações acontecerão, com profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que estão no programa de implantação da caderneta. Temos uma meta de capacitar de forma contínua, uma média de 4.000  profissionais, contando com as 13 unidades de ESF, CRIA, NASF E CEO até o final do ano de 2011".

          A Caderneta do Adolescente tem mais de 50 páginas, com anotações dos atendimentos médicos realizados, informações sobre saúde sexual e reprodutiva, alimentação, puberdade, perigo das drogas e várias outras orientações para uma adolescência saudável. “Geralmente, o adolescente tem vergonha de tirar dúvidas com os parentes, sobre as mudanças no seu corpo, por exemplo. A caderneta já tem algumas dicas e orienta quando ele deve procurar ajuda profissional”, assevera Andrelúcia.