Abertas inscrições para o curso "Dança e pluralidade cultural"

Curso será realizado aos sábados, quinzenalmente.

Publicada em 27/06/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A UFRN realizará em parceria com o IFRN - Campus João Câmara, o Cursode Aperfeiçoamento em Dança e Pluralidade Cultural, sob a coordenação da Profª Drª Karenine de Oliveira Porpino.

Com início marcado para o dia05 de agosto (às 18 horas), o curso tem carga horáriade 180h, dividido em seis módulos e é destinado a professores graduadosem Educação Física e Artes, ou professores da rede pública que játrabalham com dança a pelo menos um ano.

As inscrições podem ser feitas na recepção interna do Campus, até 29 de julho, das 8 às 12h e das 13 às 17h, ou através do e-mail elizabete.paiva@ifrn.edu.br. Para realizar as inscrições, o candidato deverá trazer a cópia do diploma degraduação e declaração da escola afimando que está em sala de aula, ou enviar ficha de inscrição com documentos digitalizados para o e-mail acima, para ver ficha de inscrição, clique aqui.

Os candidatos que não são da área de Artes e nem de Educação Física devem enviar também uma carta de intenção. Clique aqui para baixar o modelo da carta de intenção.

Para qualquer informação o telefone para contato é o 3262.2285.

Confira abaixo os módulos do curso.

Módulo 1 – Dança e Pluralidade Cultural

Estudo sobre a dança no contexto da Educação com enfoque dasdiscussões sobre corpo, etnia, classe social e gênero. Dança e inclusãosocial. Levantamento de danças e outras manifestações culturais.

Módulo 2 – Coreologia

Estudo das premissas e estruturas do movimento e suas relações com odançarino, o espaço e o som, segundo os estudos de Rudolf Laban.Análise das manifestações culturais.

Módulo 3 – Dança na Escola

Estudo da dança como conteúdo no contexto do ensino fundamental emédio. Ensino das técnicas de dança no âmbito escolar. Diagnóstico dasvivências em dança a partir dos contextos sociais onde os participantesdo curso atuam como professores (Educação Básica).

Módulo 4 – Processos de criação em dança

Vivência de processos de criação em dança com enfoque na pesquisa demovimento e nos diversos repertórios da dança. Estudo de tema paraprodução coreográfica.

Módulo 5 – Ateliê de Composição Coreográfica I

Discussão de processos de criação em dança e elaboração de projeto de composição coreográfica a partir das referências locais.

Módulo 6 – Ateliê de Composição Coreográfica II

Acompanhamento e discussão dos projetos de composição desenvolvidospelos participantes do curso. Organização e apresentação coreográfica.Socialização e entrega dos relatos de experiência.