A matemática com prazer em João Câmara

Professor Antônio Roberto ministra palestra.

Publicada em 13/09/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O professor Antônio Roberto realizou nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, duas palestras em João Câmara. A primeira delas aconteceu pela manhã e foi voltada para o público do Integrado. Ela versou sobre a Paridade dos Números. Um tema de fácil compreensão, mas que permite resolver problemas não-usuais que aparentam uma maior complexidade. Houve ainda uma apresentação das experiências vivenciadas pelo autor com as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) cuja segunda fase acontece no sábado (11/09/2010).

A segunda palestra realizou-se à noite e foi voltada para o público do EJA. Ela tratou de problemas básicos envolvendo as quatro operações. Normalmente resolvidos pela via algébrica, cada problema foi resolvido pela via aritmética com o auxílio de um simples diagrama.

As duas exposições tiveram uma boa interação com os alunos que participaram respondendo às questões levantadas pelo palestrante. Além de propiciar um aprendizado para os alunos presentes, este evento abriu portas para a troca de experiências entre os professores de matemática do IFRN. O professor Francisco Quaranta ressaltou como essa troca de habilidades pode melhorar a qualidade da aula ministrada e também abrir espaço para possíveis integrações em Pesquisa e Extensão.