Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Tá na mídia

Trabalho sobre o uso de aplicativo de língua estrangeira em sala de aula tem destaque nacional

Experiência com o aplicativo Duolingo é descrita em reportagem do Instituto Claro

Publicada em 01/12/2021 Atualizada há 12 meses

Aplicativo Duolingo foi usado em aulas no campus, ação resultando em reportagem do Instituto Claro

O professor de língua inglesa do Campus Ipanguaçu do IFRN, Kassio Soares, autor do artigo “O uso do duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado”, que narra experiência realizada no Campus Ipanguaçu junto aos alunos do 4º ano do curso de Meio Ambiente em 2017, partilhou suas perspectivas sobre o uso da ferramenta tecnológica como propulsora do ensino com o Instituto Claro, sendo um dos destaques na reportagem “Duolingo estimula vocabulário nas aulas de inglês, mas é deficiente em oralidade”, publicada na última quinta-feira (25) pelo Instituto Claro.

O Instituto Claro, através de um levantamento de publicações de pesquisas que envolviam o aplicativo Duolingo, considerou os trabalhos do professor Kassio Roberto Brito Soares (Campus Ipanguaçu do IFRN) e de Rafael Santana (pós-graduado em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica) como relevantes entre aqueles pesquisados sobre o uso do aplicativo em sala de aula, resultando em entrevistas com os pesquisadores e na publicação da reportagem no site do Instituto.

“Essa repercussão eu vejo como um fruto do trabalho em conjunto, pois esse trabalho não foi só meu, do professor Kassio, foi um trabalho dos alunos do 4º ano de Meio Ambiente de 2017, um trabalho com apoio do meu orientador, professor Samuel Carvalho”, afirma o professor de língua inglesa sobre a sua participação na reportagem. E complementa: “As pesquisas são feitas através de parcerias, não é solidão, é trabalho feito com cooperação. Então essa repercussão se dá através dessa linha, da cooperação, do trabalho em conjunto, acreditar no que está fazendo, de ter um zelo, um esmero pelo que está fazendo.”

Questionado sobre a interação com os alunos de Meio Ambiente durante a pesquisa, o professor Kassio responde: “Foi muito bom trabalhar com a turma de Meio Ambiente porque foi uma turma que abraçou bastante a pesquisa, se envolveu, e vi dentro da pesquisa resultados de evolução da aprendizagem dos alunos usando o Duolingo. Foi um trabalho muito interessante. Os próprios alunos gostaram muito do trabalho, que os fez criar motivação para estudar a língua inglesa a partir do aplicativo Duolingo, paralelamente ao [conteúdo estudado no] Campus Ipanguaçu.”

Acesse a reportagem na íntegra e o artigo dos professores Kassio e Samuel:

Reportagem: Duolingo estimula vocabulário nas aulas de inglês, mas é deficiente em oralidade

Artigo: O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas