Extensão
Servidores participam do lançamento do Protocolo de Atenção a Mulheres em Natal
Documento contou com a colaboração do psicólogo do campus e da diretora da Digae na sua elaboração
Publicada por Rafael Pinheiro em 31/03/2023 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
O psicólogo do Campus Ipanguaçu, Rafael Chaves, e a Diretora de Gestão de Atividades Estudantis e Assistente Social do IFRN, Valéria Regina, participaram da elaboração do Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em Situação de Violência no Município de Natal/RN, trabalho intermediado pela FUNCERN e lançado oficialmente na última terça-feira (28).
O documento atende ao que preceitua a lei municipal nº 6.902, de 20 de maio de 2019, e objetiva fortalecer e promover a efetividade das ações de proteção e acolhimento no município de Natal. Em sua versão final, são estabelecidos os fluxos de atendimento à mulher vítima dos diversos tipos de violência - sexual, física e psicológica - e os fluxos internos para os órgãos do poder público envolvidos.
Para a execução do projeto, a prefeitura de Natal contratou a FUNCERN, que selecionou profissionais competentes de diversas áreas. Dentre esses, os servidores Rafael e Valéria foram selecionados.
Para o psicólogo Rafael Chaves, "esse documento é um marco importantíssimo para a consolidação dos direitos e do acolhimento às mulheres em situação de violência de Natal, por isso, é muito gratificante poder fazer parte da equipe técnica responsável por sua elaboração". E complementa: "essa foi uma oportunidade de demonstrar que temos [no IFRN] profissionais muito comprometidos e capazes na nossa instituição, através de fazeres que vão muito além dos seus muros".