Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto visa monitorar irrigações através de celulares conectados à Internet

O controle e monitoramento das irrigações, remotamente, tornaria menos necessária a presença direta do proprietário no campo.

Publicada em 08/12/2011 Atualizada há 1 ano

O objetivo do projeto é o desenvolvimento do sistema SisCI, um sistema de tempo real para o controle e monitoramento remoto de irrigações através de celulares com acesso à Internet, tornando menos necessária a presença direta do proprietário agrícola no “campo” para manipular seu plantio. O SisCI contribui, em suma, como solução de novas tecnologias na área agrícola e Projeto Claytonpara tornar as irrigações mais eficazes e menos dispendiosas para técnicos, engenheiros, proprietários agrícolas entre outros.O projeto foi desenvolvido pelo professor Clayton Maciel (Informática), do Campus Ipanguaçu, e pelos bolsistas Leandro Ismael e Islame Felipe (Alunos do 4º ano de Informática).

Para acessar o sistema SisCI, basta o servidor estar conectado na rede corporativa do IFRN, acessar o link: http://10.66.1.4/sisci  e fazer o login com usuárioe senha: julio.

O projeto foi notícia em um dos principais jornais da cidade Mossoró/RN, o Mossoroense: http://www.omossoroense.com.br/regional/11185-projeto-experimental-voltado-para-irrigacao-pode-render-primeira-patente-para-nucleo-do-ifrn

O professor Clayton se coloca à disposição para mais informações e esclarecimentos através do fone: (84) 3335-2303.