Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

AgroResidência

Projeto AgroResidência do Campus Ipanguaçu é aprovado com nota máxima no Edital do MAPA

Programa visa dar continuidade ao acompanhamento profissional e facilitar a inserção de estudantes e recém-egressos no mercado de trabalho

Publicada em 13/10/2020 Atualizada há 1 ano

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu neste ano (2020) o Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência), selecionando 70 projetos de todas as regiões do Brasil, dentre os quais encontra-se o projeto do Campus Ipanguaçu, encabeçado pelo professor Paulo Sidney, do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA).

O projeto, que foi um dos oito a receber nota máxima pelos avaliadores, foi intitulado Qualificação profissional de estudantes e profissionais em gestão de empreendimentos associativos/cooperativos vinculados ao agronegócio da agricultura familiar nos territórios Açu-Mossoró e Sertão do Apodi. A proposta objetiva contribuir com a qualificação profissional de estudantes do Campus Ipanguaçu e/ou profissionais recém-egressos deste campus ou de outro do IFRN com atuação nos territórios abrangidos pelo projeto. Seu foco de atuação se dará nos dois focos objetos da proposta, a saber: a qualificação profissional de estudantes e recém egressos e a melhoria da gestão de empreendimentos associativos e cooperativos vinculados à agricultura familiar. 

Dentre as metas propostas, destaca-se a realização de avaliações dos empreendimentos vinculados às unidades residentes (associação/cooperativas), a elaboração e o assessoramento a implementação de planos de melhoria da gestão para os mesmos, além da produção de artigos científicos com base nos resultados do estágio e de uma cartilha - com linguagem acessível aos agricultores - sobre gestão  de empreendimentos coletivo-solidários no contexto da agricultura familiar. A execução do projeto acontecerá de forma articulada e integrada com as ações planejadas e desenvolvidas pelo NEA. 

Através da implementação do projeto, serão selecionados, via chamada pública, doze alunos de curso superior em fase final de conclusão do curso ou recém-egresso, sendo seis no primeiro ano (2021) e mais seis no segundo ano (2022).

São entidades parceiras do projeto: 

  • Associação de Comercialização Solidária Xique Xique;
  • Cooperativa de Comercialização Solidária Xique Xique (COOPERXIQUE);
  • Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI);
  • Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Rio Grande do Norte – Federação UNICAFES;
  • Associação Renascer dos Artesãos da Carnaúba (Assentamento Pedro Ezequiel); 
  • Cooperativa de Produtores do Assentamento Novo Pingos – COOPINGOS;
  • Emater/RN.
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas