AgroResidência

Programa AgroResidência abre nova vaga para a região do Apodi

Interessados devem realizar sua inscrição pelo e-mail até o dia 27/03

Publicada em 17/03/2022 Atualizada há 1 ano

A Direção Geral do Campus Ipanguaçu do IFRN torna público o Edital nº 07/2022 - DG/IP/RE/IFRN - Processo Seletivo Simplificado - Alunos Bolsistas do Programa de Residência Profissional Agrícola. O Edital abre uma (01) nova vaga para atuação na Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopapi), no município de Apodi.

O processo seletivo se dividirá em duas etapas: análise curricular e entrevista com os candidatos. O candidato selecionado receberá bolsa de R$ 1.200,00 reais entre os meses de abril e dezembro de 2022, sem previsão de renovação. Para saber mais sobre as atribuições do bolsista, acesse o Edital.

Requisitos para participar

São requisitos mínimos para se candidatar às vagas ofertadas:

1. Residir no município de Apodi (sede de funcionamento da Unidade Residente);
  2. Ter entre 15 e 29 anos de idade;
  3. Ser discente de nível superior, ou recém-egresso do curso superior de Tecnologia em Agroecologia ou de outro curso superior integrante das ciências agrárias, oriundo de qualquer instituição de ensino;
  4. Os estudantes deverão ter cursado todas as disciplinas do curso e devem comprovar tal conclusão;
  5. Os recém-egressos deverão ter concluído o curso há, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses;
  6. Ser aprovado em processo seletivo realizado pelo IFRN Campus Ipanguaçu;
  7. Dedicar 40 (quarenta) horas semanais para as atividades do Projeto; e
  8. Firmar termo de compromisso com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte – FUNCERN, unidade gestora dos recursos.

Inscrições

Os interessados poderão se candidatar à vaga preenchendo o formulário disponível no Anexo I do Edital e enviando o arquivo para o endereço eletrônico do NEA (neaip@ifrn.edu.br) até o dia 27 de março (domingo) juntamente com os documentos comprobatórios em um único arquivo em formato PDF, nesta ordem:

1. Formulário de inscrição devidamente preenchida (Anexo I) seguida das cópias de comprovantes (declarações, certificados, etc.);
  2. Formulário de pontuação devidamente preenchida (Anexo II) seguida das cópias de documentos comprobatórios (declarações, certificados, etc.);
  3. Caso todas as comprovações estejam em conformidade, a comissão de seleção irá reenviar um e-mail de confirmação de inscrição para o candidato.
  4. A seleção será feita exclusivamente mediante análise dos documentos enviados pelos candidatos.

Descrição de etapasData/período previsto
Publicação do edital16/03/2022
Inscrições16/03/2022 a 27/03/2022 até 23h59
Análise de currículos e documentos comprobatórios28/03/2022
Divulgação da relação dos candidatos aptos para a fase de entrevistas28/03/2022
Realização das entrevistas29/03/2022 a 29/03/2022
Divulgação do resultado preliminar do processo seletivo29/03/2022
Interposição de recursos ao resultado preliminar do processo seletivo30/03/2022 até 23h59
Divulgação do resultado final31/03/2022 até 12h
Homologação do resultado final31/03/2022 após 13h

Sobre o Programa de Residência Profissional Agrícola

O projeto, iniciado em 2021, visa a qualificação profissional de estudantes e profissionais das ciências agrárias em gestão de empreendimentos associativos e cooperativos da agricultura. O AgroResidência é um ação da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Acesse o Edital na íntegra:

extensao