Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Professor apresenta trabalho no XIV Congresso Brasileiro de professores de Espanhol

O evento acontece no Rio de Janeiro na UFF

Publicada em 22/07/2011 Atualizada há 12 meses

O trabalho intitulado BREVESCONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE ESPANHOL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE-IFRN/CAMPUS IPANGUAÇU deautoria do professorJosé FabianoPereira da Silva é fruto de algumas reflexões acerca do incipiente ensino deEspanhol oferecido nessa unidade educacional; pretende, dentre outros coisas,partilhar alguns fatos que já se tornaram marcantes na curta história desse Campus e, sobretudo, trazer à tonacertas questões inerentes ao processo de ensinar e aprender a Língua deCervantes no Campus Ipanguaçu.  Taisquestões perpassam a organização didática dos cursos oferecidos, os aspectosque envolvem a metodologia empregada nas aulas, os recursos materiais edidáticos disponíveis e utilizados e os resultados obtidos até o momento. 

Os Congressos Brasileiros de Professores de Espanhol (CBPE)são promovidos pelas 27 Associações Estaduais de Professores de Espanhol doBrasil (APEs). São eventos que ocorrem bienalmente, há 24 anos, cuja frequênciajamais foi interrompida. Buscam fortalecer o processo de consolidação desseespaço de encontro de professores e pesquisadores do Brasil e do exterior quese dedicam à Língua Espanhola, às Literaturas Hispânicas e ao seu ensino.

A edição de 2011 será realizada na Universidade Federal Fluminense UFF-Campus do Gragoatá, no Rio de Janeiro de 19 a 23 de julho e marca a comemoração dos 30 anos de fundação daAssociação de Professores de Espanhol do Estado do Rio de Janeiro (APEERJ), aprimeira APE brasileira.