Oficina de compostagem inicia ações do núcleo

Integrantes do NEA estiveram na zona rural de Ipanguaçu socializando ações agroecológicas

Publicada em 20/07/2010 Atualizada há 1 ano

Recentemente aprovado pelo MEC, o Núcleo de Estudos em Agroecologia- NEA visa articular alunos, professores e técnicos do curso de agroecologia, para o desenvolvimento de ações integradas que potencializem uma atuação efetiva e consistente no processo de desenvolvimento de uma educação contextualizada. Dessa forma contribuir para uma conscientização crítica da comunidade de Ipanguaçu/RN e seu entorno, em relação ao uso sustentável dos recursos naturais. São parceiros nesse projeto a Prefeitura Municipal de Ipanguaçu/RN, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER-RN) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipanguaçu/RN.

Na última quinta (15) foi realizada uma oficina de compostagem na associação dos produtores da Base Física (APBF), localizada na zona rural de Ipanguaçu/RN, onde o Campus está instalado. Foi uma ação conjunta do Núcleo de Estudos em Agroecologia, APBF  e do projeto de extensão (Capacitação de agricultores familiares em hortas agroecológica). A facilitação e condução do evento foram feitas pelos alunos da turma de agroecologia do quarto ano matutino, sob a orientação dos docentes Francineide e Saint Clair.

A parti da oficina realizada será feito um acompanhamento dessa associação, por parte do IFRN/Ipanguaçu, como forma de colaborar e praticar o processo de ensino/aprendizagem junto a famílias de agricultores, estudar e refletir sobre princípios, que na sua maioria já são conhecidos por essas famílias de forma empírica.

A APBF conta hoje com 38 associados e pretende desenvolver várias culturas orgânicas. Para o dirigente da associação, o agricultor Fagner Lins, a parceria e o apóio do IFRN/Ipanguaçu tem sido fundamental para o adequado manejo da produção, além da certeza de está cultivando alimentos “limpos” sem o uso de substâncias químicas sintéticas.

“Esse trabalho junto à comunidade tem nos oportunizado colocar em prática o que aprendemos sobre agroecologia, trazendo para associação conhecimentos além do que eles têm por tradição”, destacou a aluna Eline Tavares.

Confira as fotos.