Educação Pública

Observatório da Educação Pública realiza minicurso para professores de municípios do RN e PB

Ação formativa em Práticas Musicais na Educação Básica envolveu docentes e secretários de educação municipais

Publicada em 28/07/2022 Atualizada há 1 ano

Na última quinta-feira (28) o Observatório da Educação Pública, grupo de pesquisa vinculado ao Campus Ipanguaçu do IFRN, organizou o Minicurso "Práticas Musicais na Educação Básica", recebendo professores e secretários de educação de diversos municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Durante o minicurso, ministrado por docentes da área de artes musicais dos campi Ipanguaçu e Jucurutu, os e as participantes puderam conhecer, praticar e dialogar sobre dinâmicas e problemáticas do ensino de arte na educação básica (educação infantil e ensino fundamental I e II). As dinâmicas envolveram o uso de instrumentos musicais em sala, confecção de instrumentos, contação de histórias, desenvolvimento de temas do ensino musical (ritmo, intensidade, entre outros) e de temáticas associadas (hábitos para sociabilização, conhecimentos de mundo e de demais disciplinas).

Nos diálogos, professores puderam compartilhar experiências, dificuldades e sugestões metodológicas, dentre esses os desafios ocasionados pelo acúmulo de disciplinas lecionadas (inglês, religião, ciências, artes, ...), as questões sociais envolvidas nas comunidades e estudantes atendidos, o uso da internet como ferramenta de suporte às aulas e a adoção de recursos alternativos e/ou reciclados no ensino, destacando também parcerias com artistas locais em atividades educativas na escola.

extensao
pesquisa