Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SELEÇÃO

Núcleo de Estudos em Agroecologia lança edital para seleção de profissional de ciências agrárias

Está sendo oferecida 1 bolsa CNPq-modalidade EXP-C. As bolsas são válidas até janeiro de 2015.

Publicada em 11/04/2013 Atualizada há 1 ano

O Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do IFRN Câmpus Ipanguaçu lança edital de convocação de profissionais (com formação técnica ou graduação), bem como especialistas, ambas nas áreas de ciências agrárias, para atuarem como bolsistas do NEA, Câmpus Ipanguaçu. Está sendo oferecida 1 bolsa CNPq-modalidade EXP-C. As bolsas são válidas até janeiro de 2015.

Os requisitos do profissional para concorrer a bolsa são: a) ter conhecimento/experiência adequada à atividade a ser desenvolvida no projeto/NEA; b) dedicar-se no mínimo 25 h ao projeto/NEA, conforme atribuições definida em plano de trabalho; c) Possuir formação (técnica ou graduação) na área de Ciência Agrárias. Não poderá concorrer a bolsa: i) Aluno de pós-graduação sem apresentar anuência formal de seu orientador e do coordenador do curso, e que seja beneficiário de outra bolsa do CNPq ou de qualquer entidade brasileira; ii) Profissionais com vínculo celetista ou estatutário sem a devida autorização expressa do CNPq; iii) Aluno matriculado em curso de graduação.

As bolsas foram garantidas pela aprovação de projeto do NEA no CNPq, edital 046/2012, intitulado: Implantação de unidades demonstrativas e caracterização sócio-ambiental para o fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Açu-RN. O projeto pretende ampliar a estruturação do Núcleo de Estudos em Agroecologia e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Câmpus Ipanguaçu, visando contribuir com o fortalecimento da Agricultura Familiar no Vale do Açu-RN, através da implantação de unidades técnicas demonstrativas e de caracterização socioambiental dos assentamentos de Reforma Agrária na região. As linhas temáticas para estruturação das unidades demonstrativas serão: nutrição animal de base agroecológica; manejo e produção de nutrientes de base agroecológica a partir da implantação/consolidação de práticas de compostagem, biofertilizantes e adubos verdes; banco de sementes; manejo da caatinga (fruticultura, leguminosas e xerófilas); produção vegetal de base agroecológica na agricultura familiar. As unidades demonstrativas serão estruturadas em parte dos 100 hectares disponíveis no território do IFRN.

O processo de seleção constará de duas partes: 1ª análise curricular (lattes/CNPq atualizado) e 2ª entrevista.

FASE 1. Os profissionais interessados em concorrer a bolsa proposta devem enviar currículo lattes até a data de 19/04/2013 para o e-mail editalneaifrn2013@hotmail.com.

O limite máximo de 4 (quatro) candidatos serão convocados para etapa de entrevista. Serão classificados na primeira etapa: os candidatos que apresentarem alguma experiência na área do projeto, maior afinidade com as áreas e objetivos propostos no projeto, segundo avaliação da comissão.

FASE 2. Da fase de entrevista: Os candidatos selecionados para a fase de entrevista serão escolhidos de acordo com seu perfil técnico, participação em atividades do curso, disponibilidade de horários, interesse pessoal, interesse em atuar na área de agroecologia e meio ambiente, e outros critérios julgados relevantes pela banca de professores avaliadora.

Data de divulgação dos selecionados para a fase de entrevistas: 23/04/2013

Datas das entrevistas: 24 e 25 de abril (horários: manhã e tarde de acordo com o sorteio a ocorrer após a seleção dos aprovados na 1ª fase)

Resultado final dos bolsistas selecionados: 29 de Abril de 2013