Políticas Afirmativas
NEABI realiza mesa-redonda para o Julho das Pretas 2023
Com tema "Biografias Pretas Femininas", recebemos a professora Tadja Andressa de Mossoró
Publicada por Rafael Pinheiro em 19/07/2023 ― Atualizada há 1 ano, 4 meses
Na manhã dessa quarta-feira (19) o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Ipanguaçu realizou, no auditório, mesa-redonda com o tema “Biografias Pretas Femininas”.
A discussão, que contou com a presença de estudantes e servidores do instituto, recebeu como convidadas a pedagoga e professora da rede municipal de educação de Mossoró/RN, Tadja Andressa Severiano, e a técnica de laboratório de química e Coordenadora de Laboratórios do Campus Ipanguaçu (COLAB/IP), Ozanira Maciel, contando com a mediação da professora de Meio Ambiente, Joyce Elanne.
Para o Coordenador do NEABI/IP, professor Valdemiro Filho, esse "trata-se de um importante momento para contribuir com uma educação antirracista, antimisógina e antissexista". Enquanto servidor, o docente destaca a importância da realização de ações como essa para atender aos princípios éticos e legais da educação pública, através da construção de valores e preceitos e atendendo ao estabelecido pela legislação em vigor.
Julho das Pretas
O dia 25 de julho é o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, sendo o respectivo mês marcado por atividades que reconheçam e valorizem a importância de mulheres negras para a sociedade, em suas diversas áreas de atuação.
Tradicionalmente, os NEABI realizam ações de conscientização sobre a data, constante no calendário de eventos programados do Núcleo.
- Palavras-chave:
- Ipanguaçu Feminismo NEABI Julho das Pretas Mesa-redonda Antirracismo