Tecnologia e Inovação
Laboratório IFMaker/IP recebe novos recursos em Edital SETEC/MEC
Previsão é que o laboratório dobre de tamanho, aumentando seu potencial para confecções
Publicada em 24/10/2022 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
O Campus Ipanguaçu do IFRN foi contemplado na Fase 2 (expansão) do Edital SETEC/MEC nº 35/2020. Assim, nos próximos 3 meses o Laboratório Maker deverá receber quase 250 mil reais em equipamentos destinados a área de robótica, automação, cultura maker e programação. Desde 2020, o Campus vem conseguindo atrair investimentos externos para o Laboratório Maker, encaminhando-se, assim, para se tornar o maior Laboratório Maker do Estado do RN.
Atualmente o Laboratório desenvolve parcerias com escolas e empresas da região, com projetos que englobam desde capacitações sobre robótica e programação até a confecção de peças para o setor produtivo da região.
O Coordenador do Laboratório afirma que "A premissa do Laboratório Maker é possibilitar a realização de projetos inovadores, sejam internos ou externos. Atualmente estamos com parcerias voltadas para a impressão de peças direcionadas para o ensino da biologia. Ademais, teremos boas notícias num futuro próximo, em pouco tempo teremos os dias abertos para a comunidade".
Um Laboratório Maker contempla equipamentos voltados para as áreas da robótica, programação, eletrônica e indústria 4.0, contando com notebooks, kits Lego, arduino, impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadora, entre outros dispositivos.
Caso tenha interesse em entrar em contato, o Maker atende através de seu perfil no instagram (@maker.ip) e do e-mail maker.ip@ifrn.edu.br.
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores