Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Jornalista profere palestra sobre transformações políticas nos anos 80

A palestra ocorreu durante a programação da Semana de Línguas

Publicada em 17/06/2010 Atualizada há 1 ano

O jornalista natalense, Daniel Dantas, participou das atividades da Semana de Línguas 2010, que traz o “Os 80 fazem 30”. O jornalista ministrou palestra nesta quinta (17) no auditório do Campus, onde tratou das transformações política na década de 80.

Imagens e músicas que marcaram o período, como “Coração de estudantes” de Milton Nascimento e “Inútil” do grupo Ultraje a Rigor, fizeram com que os participantes viajassem no tempo e compreendessem fatos como o regime militar, lutas pelas diretas e o processo de redemocratização. Assim os participantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em História e política brasileira.

O jornalista Daniel Dantas viveu intensamente as transformações políticas da época, acompanhando a atuação política de sua própria família. Seu pai, Rubens Lemos, foi militante do Partido dos Trabalhadores, candidato a governador pelo partido, lutou pelas eleições diretas e foi perseguido por seus posicionamentos. Marcos Wilson Lemos, seu irmão, fez parte de um grupo armado ligado ao PCB-R (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário).

“Falar sobre política e sobre anos 80 para mim é fantástico. Foi uma década de muitas crises e ali a minha formação política aconteceu”, comenta o jornalista.