NEA - Núcleo de Estudos em Agroecologia
Iniciativa do IFRN Campus Ipanguaçu é destaque nacional em edital de fomento à Agroecologia
Projeto "Pintando Agroecologia no Vale do Açu" do Núcleo de Estudos em Agroecologia-NEA do IFRN/Campus Ipanguaçu é Aprovado em Chamada Nacional do CNPq/SG- PR/MDA/MDS/MEC/MPA/MPI/MS Nº 01/2025
Publicada por Sofia Souza em 28/10/2025 ― Atualizada em 28 de Outubro de 2025 às 10:42
É com grande satisfação que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Ipanguaçu e o NEA IFRN, anunciam a aprovação de Projeto de Agroecologia através de chamada destinada a apoiar Núcleos de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica (NEAs) em todo o Brasil.
O projeto aprovado será executado pelo NEA IFRN Ipanguaçu e coordenado pelo professor José Wilson Costa de Carvalho, docente dos Cursos de Agroecologia e Meio Ambiente do Campus, com vasta experiência na área de Agroecologia e produção orgânica, integrante do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA).
A iniciativa visa promover resiliência climática, produção orgânica e soberania alimentar no semiárido potiguar, integrando ensino, pesquisa e extensão, alinhando-as com as diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO).
Fortalecimento do NEA e Parceria com a Sociedade
A Chamada Pública teve como objetivo fomentar a criação e o fortalecimento de NEAs que promovam a integração indissociável entre ensino, pesquisa e extensão, em parceria com a sociedade civil.
O projeto do IFRN/Campus Ipanguaçu, reforça o compromisso da instituição com a Agricultura Familiar, Pescadores(as) Artesanais, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, buscando garantir a pluralidade nos processos dialógicos e a participação social, fundamentais para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.
A aprovação representa um marco para a Agroecologia na região, garantindo recursos para expandir as atividades do Núcleo, que já desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão integrando saberes tradicionais e científicos buscando promover segurança alimentar, geração de renda e sustentabilidade no Vale do Açu e no semiárido Potiguar.
Com este apoio, o IFRN/Campus Ipanguaçu se consolida ainda mais como um polo de excelência no fomento a práticas sustentáveis, no desenvolvimento rural, na formação e na construção do conhecimento agroecológico, contribuindo diretamente para a qualidade de vida das comunidades do Rio Grande do Norte.