IFSOL

IFSol realiza Assembleia Anual e avaliação coletiva

Atividade, que aconteceu no Auditório do Campus Ipanguaçu, definiu nova coordenação geral da incubadora

Publicada em 07/12/2022 Atualizada há 1 ano

Foto oficial da Assembleia Anual da IFSol

Na última quinta-feira (01) servidores e alunos da Incubadora IFSol marcaram presença na Assembleia Anual da Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN - IFSol. A Edição 2022 foi sediada pelo Campus Ipanguaçu e organizada pelos membros do núcleo do respectivo campus.

Esta edição do evento foi marcada pelo reencontro dos membros dos 14 núcleos da IFSol visto que foi o primeiro momento presencial desde a retomada das atividades presenciais no IFRN. Além disso, a programação contou com a apresentação das equipes e das atividades de todos os núcleos, do planejamento de atividades para 2023 com vários apontamentos feitos pelos participantes, e da definição da nova coordenação geral da Incubadora, sendo indicadas as servidoras professora Monique Fonseca Cardoso do Campus João Câmara e a professora Rafaela Bezerra do Campus Zona-Norte. A assembleia contou com a presença de 80 participantes entre servidoras, servidores, discentes e representantes dos grupos atendidos.

Além das atividades de avaliação e planejamento, a Assembleia Anual da IFSol também é um momento de confraternização. Neste sentido, as pessoas presentes no evento puderam conhecer e participar da Feira Agroecológica assessorada pelo Núcleo da incubadora em Ipanguaçu, bem como foram apresentadas às dependências do Campus sede.

IFSOL

A Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN tem como objetivo contribuir no processo de formação e melhoria da qualidade de vida dos(as) trabalhadores(as) envolvidos nos empreendimentos econômicos solidários, bem como aproximar os servidores e discentes na discussão do tema de economia solidária, por meio de assessorias na área de comercialização e articulação em rede, desenvolvida pelos professores, técnicos e discentes, atrelando os conhecimentos aprendidos em sala de aula com a prática junto aos empreendimentos.

A Incubadora IFSol surgiu em 2018 a partir da idealização de quatro docentes do IFRN e vem expandindo suas atividades desde então, inclusive durante a pandemia foram realizadas capacitações e implantados novos núcleos com registro de suas atividades no viés da Economia Solidária. Sua estrutura é composta por núcleos atualmente presentes nos seguintes campi: Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Ipanguaçu, Lajes, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal - Central, Natal - ZL, Natal - ZN, Natal - Cidade Alta, Pau dos Ferros, São Paulo do Potengi.

O Campus Ipanguaçu formaliza seu núcleo a partir do projeto de extensão intitulado “Fortalecimento da comercialização dos Empreendimentos Econômicos Solidários do Rio Grande do Norte através do processo de incubação e assessoramento” que tem por objetivo estimular a comercialização em rede, entre empreendimentos econômicos solidários (EES) integrados por pessoas de comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas, em situação de vulnerabilidade, no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Coordenadora do Núcleo IFSOL Ipanguaçu, prof.ª Sandra Alves, "foi uma alegria e uma honra para o nosso núcleo ver tamanho engajamento e podermos compartilhar essa outra Economia possível baseada na solidariedade".

Ainda segundo a coordenadora, além da nova coordenação geral, foi escolhido o núcleo anfitrião para a Assembléia Anual de 2023, o núcleo Canguaretama.

extensao
servidores