Projetos Emergenciais

IFRN recebe recursos para ações de enfrentamento à Covid-19

Setec destinou recursos para trabalhos propostos no início de abril

Publicada em 19/05/2020 Atualizada há 12 meses

As ações já estão em execução; Ipanguaçu trabalha na produção de protetores faciais

O IFRN recebeu um reforço para as ações de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus. A partir de propostas de projetos enviadas por sete campi da Instituição, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) destinou o valor de R$ 366.600,98 para subsidiar os trabalhos. O documento de liberação, Termo de Execução Descentralizada nº 9281, foi assinado pelo então reitor do Instituto, professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, em 17 de abril, e por Ariosto Antunes Culau, secretário da Setec, no dia 30/04/2020. Os recursos foram recebidos pelos campi no dia 12 de maio.

O objetivo da descentralização da Setec é a execução de projetos que visam ao combate ao vírus SARS-COV-2, através de produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de saneantes. Os beneficiários desses produtos serão profissionais de saúde que atendem em hospitais e unidades de saúde pública e a população vulnerável de municípios do Rio Grande do Norte. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica destaca a capacidade instalada do IFRN: “laboratórios, pessoal especializado e tecnologia que têm colaborado com as medidas de prevenção da disseminação desse vírus no estado do RN, através da produção de EPIs e saneantes que visam a minimizar os impactos dessa contaminação epidêmica”.

Campi

Ao todo serão produzidos: 15 mil barras de sabão, 500 litros de sabonete líquido, 16 mil litros de detergente, 5 mil litros de desinfetante, 10 mil litros de água sanitária, mil litros de álcool em gel, 1.250 litros de álcool 70º, 20 mil máscaras descartáveis, 9.150 máscaras de proteção facial e mil capotes descartáveis. Os campi envolvidos com esse trabalho são Apodi, Caicó, Ipanguaçu, Mossoró, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante. Veja os quadros abaixo:

Campus Apodi

ProjetoProdução de kit de limpeza para o combate à Covid-19
ObjetivoProduzir mil litros de detergente, 500l de sabonete líquido, cinco mil litros de água sanitária, 250 litros de álcool 70º e 500 cartilhas impressas, organizando em um total de 500 kits
CustosCusteio: R$ 37.701,00; Capital R$ 22.299,00
Investimento geralR$ 60.000,00
BeneficiáriosFamílias mais carentes do município de Apodi.

Campus  Caicó

Projeto 1Confecção de capotes hospitalares
ObjetivoConfecção de mil capotes hospitalares descartáveis como ação de combate à Covid-19
CustosCusteio: R$ 17.626,61
Projeto 2Confecção de protetores faciais
ObjetivoConfecção de 150 protetores faciais (face shield) como ação de combate à Covid-19
CustosCusteio: R$ 1.291,35
Projeto 3Fabricação de saneantes para o combate à Covid-19
ObjetivoFabricar 10 mil barras de sabão e 10 mil litros de sabão líquido para distribuir para as comunidades carentes de Caicó
CustosCusteio: R$ 38.150,00; Capital: R$ 12.300,00
Investimento geralR$ 69.367,96
BeneficiáriosProjeto 1  funcionários efetivos, temporários e terceirizados do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes;
Projeto 2  funcionários efetivos, temporários e terceirizados do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes e a equipe da UFRN, que está trabalhando com os testes rápidos na unidade;
Projeto 3  Comunidades carentes atendidas em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Caicó.
ObservaçõesProjeto 1 contou com a participação voluntária de estudantes e egressos

Campus Ipanguaçu

ObjetivoProdução de dois mil protetores faciais
CustosCusteio: R$ 12.000,00; Capital R$ 12.000,00
Investimento geral R$ 24.000,00
BeneficiáriosHospitais, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos municípios pertencentes a região do Vale do Açu

Campus Mossoró

Projeto Fabricação de saneantes para o combate à Covid-19
ObjetivoProduzir cinco mil barras de sabão, cinco mil litros de água sanitária e mil litros de álcool em gel
CustosCusteio: R$ 39.398,00; Capital R$ 11.780,00
Investimento geralR$ 51.178,00
BeneficiáriosFamílias mais carentes do município de Mossoró

Campus Pau dos Ferros
Projeto 1Fabricação de saneantes para o combate à Covid-19
ObjetivoProdução de cinco mil litros de desinfetante e cinco mil litros de detergente neutro
CustosDesinfetante - Custeio: R$ 13.200,00
Detergente  - Custeio: R$ 34.631,00; Capital: R$ 25.149,02
Projeto 2Confecção de máscaras descartáveis e protetores faciais
ObjetivoProdução de 20 mil máscaras descartáveis e dois mil protetores faciais
CustosMáscaras - Custeio: R$ 4.600,00
Protetores faciais - Custeio: R$ 14.920,00; Capital R$ 8.500,00
Investimento geral R$ 101.000,02
BeneficiáriosPessoas de comunidades como Riacho do Meio, Manoel Deodato e Beira Rio e instituições de saúde e segurança pública do município, como o Hospital Regional Cleodon Carlos, o Centro de Detenção Provisória e a unidade do Corpo de Bombeiros da cidade, além da utilização pela própria comunidade acadêmica do Instituto

Campus Santa Cruz

ProjetoConfecção de protetores faciais
ObjetivoProdução de três mil protetores faciais
CustosCusteio: R$ 17.045,00; Capital R$ 17.000,00
Investimento geral R$ 34.045,00
BeneficiáriosUnidades de saúde da Região do Trairi Potiguar

Campus São Gonçalo do Amarante

ObjetivoProdução de dois mil protetores faciais
CustosCusteio: R$ 11.510,00; Capital R$ 15.500,00
Investimento geral R$ 27.010,00
BeneficiáriosInstituições de Saúde do Rio Grande do Norte: Unidades Básicas de Saúde, Unidades Mistas e Hospitais Gerais.
extensao
servidores