IFRN lança ferramenta no Suap para notificação de casos de Covid-19

Ação tem o objetivo de monitorar e acompanhar o número de casos do novo coronavírus no IFRN

Publicada em 24/03/2022 Atualizada há 1 ano

A Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Digae/IFRN), através do Serviço de Saúde, em parceria com o Comitê Sistêmico de Enfrentamento à Covid-19 e com a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI), lançou, na última segunda-feira, 21 de março, a ferramenta do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) para notificação de casos de Covid-19.

Atendendo a recomendações advindas da Instrução Normativa n° 2/2022 da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE), a nova ferramenta tem o objetivo de monitorar e acompanhar o número de casos do novo coronavírus na instituição.

A técnica em Enfermagem Sara Lira, do Serviço de Saúde do Campus Ipanguaçu explica que, anteriormente, o monitoramento de casos de Covid da comunidade acadêmica do IFRN era feito através de uma outra ferramenta, com as informações de saúde constantes no Suap. Com a nova aplicação da plataforma, a ação torna-se mais ágil. “Fica mais prático para quem está preenchendo a informação e para quem está analisando. O sistema de monitoramento no Suap vai nos permitir tomar decisões mais rápidas e eficientes, na possibilidade de surgimento de novas ondas da Covid”, disse.

Sara Lira ressalta a importância de estudantes e servidores suspeitos ou positivados com Covid-19 utilizarem a nova ferramenta: “para que a gente consiga ter noção de como está a nossa comunidade acadêmica; porque, se alguém não informar que está adoecido, a gente não consegue prevenir que mais pessoas adoeçam”.

Como a ferramenta funciona

Ao abrir a Página Inicial do Suap, seus usuários irão se deparar com a aba ‘Notificação de Covid’. Nela, há as opções “Notificar” e “Monitoramento”. O auxiliar-administrativo da DIGTI, Fábio Rocha, explica que qualquer servidor, estudante ou prestador de serviço que utilize o Sistema poderá notificar sua situação relacionada a Covid-19 – suspeito, confirmado ou contactante (contato com alguém suspeito ou positivado). “Após essa notificação, o monitoramento vai ser realizado pela equipe de profissionais de saúde do Instituto. Eles vão deferir ou indeferir cada notificação, seguindo acompanhando o estado de saúde de cada caso notificado”, destacou o servidor.

Segundo a técnica em Enfermagem Sara Lira, ao informar a suspeita de infecção pelo novo coronavírus, será gerada uma declaração no Suap, a ser preenchida voluntariamente. Em seguida, a chefia, no caso dos servidores, ou a Secretaria Acadêmica do Campus, no caso dos estudantes, será informada sobre a infecção ou suspeita pelo vírus. O informante será monitorado por sete dias, até que seja confirmado ou descartado o resultado positivo.

Mais informações

Em casos de dúvidas sobre como proceder em caso de contato com positivados ou surgimento de sintomas de síndrome gripal ou Covid-19, pode-se consultar os fluxogramas com as condutas recomendadas, produzidos pela Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria do Instituto (Asce/RE/IFRN).

Estudantes e servidores que estiverem com dúvidas sobre quando e como preencher a declaração do Suap devem entrar em contato com Serviço de Saúde de seu Campus de lotação, preferencialmente, de forma remota.

Acesse:

Instrução Normativa n° 2/2022-DIGPE/IFRN

Fluxograma com condutas em caso de contato com positivados ou surgimento de sintomas de síndrome gripal ou Covid-19

servidores