AGROECOLOGIA

IFRN Campus Ipanguaçu participa do Encontro Potiguar de Agroecologia

Publicada em 15/05/2018 Atualizada há 1 ano, 3 meses

No dia 05 de maio de 2018 estudantes e professores do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia participaram do II Encontro Potiguar de Agroecologia que ocorreu em Natal-RN, na Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES).

O evento contou com a participação de mais de 150 pessoas, envolvendo organizações, movimentos sociais, agricultoras/es, professoras/es e estudantes potiguares. Foi uma preparação do Rio Grande do Norte para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) que acontecerá do dia 31 de maio a 03 de junho, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

No início da manhã ocorreu a feira de saberes e sabores, aberta ao público, onde foi possível adquirir, dentro do princípio do comércio justo, hortaliças, frutas, verduras, tubérculos, bolos, ervas, sementes crioulas, tudo produzido sem a contaminação por agrotóxicos.

Montou-se uma mesa para debater o tema “Agroecologia e Democracia, Unindo Campo e Cidade”, com a participação da vereadora do PT de Mossoró-RN, Isolda Dantas, que é ligada aos movimentos agroecológicos no Rio Grande do Norte; a jovem Katiana Barbosa, militante da Marcha Mundial das Mulheres, além de fazer parte da equipe do Projeto GerAção Solidária no núcleo Natal e o jovem agricultor Suan Alisson, que é integrante da Unidade Produtiva de Paulo Freire, na zona rural de Mossoró.

A vereadora Isolda Dantas chamou atenção para a Democracia, um dos temas do IV ENA. “A democracia está diretamente ligada à Agroecologia. Ela é o único regime político que permite às organizações sociais a existirem. O único regime que permite se adequar ao tempo para que direitos sejam exercidos e novos direitos sejam criados. Infelizmente, nossa sociedade ainda é muito antidemocrática. Por isso estamos vivendo esse cenário na política, na economia e na garantia de direitos. Precisamos combater a naturalização da desigualdade para vermos aquilo que acreditamos florir, a exemplo da Agroecologia”.

A equipe do IFRN Campus Ipanguaçu foi composta pelo Coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), João Vianey Fernandes Pimentel, o professor José Wilson Costa de Carvalho e estudantes do curso de Agroecologia, que também expuseram produtos e falaram sobre a experiência do Campus em Agroecologia.

Ao final do dia ocorreu a escolha dos delegados/as que irão representar o estado no  IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), assim como sistematizar a experiência que será apresentada na instalação artístico-pedagógica, com anúncios e denúncias sobre a Chapada do Apodi.

Para a escolha dos delegados/as levou-se em conta os critérios da organização do encontro nacional, sendo composta por 70% de agricultores e agricultoras, 30% pelas juventudes e populações tradicionais, e desse total 50% de mulheres.

O IFRN estará representado no ENA pelo professor José Wilson Costa de Carvalho. Dois estudantes do curso de Agroecologia: Deise Lais da Silva Bento (bolsista do NEA) e Willian Matheus Fonseca Fernandes (Vice-Presidente do Centro Acadêmico), também conseguiram vagas, representando a juventude.

Joao Vianey Fernandes Pimentel