gestão

Geraldo Júnior é nomeado diretor-geral pro tempore

Entendimento jurídico adiou a nomeação para o mandato efetivo

Publicada em 29/04/2020 Atualizada há 1 ano

Geraldo Júnior tem formação técnica em Agropecuária e doutorado em Ciência Animal

O professor José Geraldo Bezerra Galvão Júnior foi nomeado, na quinta-feira (23), para o cargo de diretor-geral pro tempore, por intermédio da Portaria n° 666/2020-RE/IFRN, assinada por Josué de Oliveira Moreira, reitor pro tempore do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Mesmo obtendo mais de 88% dos votos da comunidade acadêmica, incluindo docentes, técnicos administrativos e discentes do campus durante o processo eleitoral transcorrido entre novembro e dezembro de 2019, por um entendimento jurídico, ainda não é desta vez que o educador será nomeado para o mandato efetivo: "Os diretores gerais eleitos assumem a missão de conduzirem ações para a manutenção organizacional do nosso instituto, sempre atendendo aos preceitos democráticos e constitucionais. É preciso enfatizar o apoio que tivemos da nossa comunidade, desde a construção da nossa candidatura até a consolidação do processo eleitoral. O momento é, sobretudo, de união e fortalecimento da nossa função social. Iremos unir esforços no enfrentamento ao coronavírus em parceria como toda a nossa comunidade. Celebraremos com toda a comunidade, tão logo todos os gestores eleitos democraticamente no pleito sejam nomeados e empossados em seus cargos”, destacou o professor Geraldo Júnior.

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto realizou no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de diretores-gerais (DG) de campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou com a eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do IFRN e com a eleição do professor Geraldo Júnior para diretor-geral do Campus Ipanguaçu.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20), contudo com a alegação de impossibilidade de nomeação do professor José Arnóbio, o MEC nomeou o professor Josué Moreira como reitor pro tempore para o comando da Instituição.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não estivesse ocupando o cargo temporariamente, todos os diretores-gerais eleitos para os campi do IFRN foram nomeados também como pro tempore e agora aguardam que o professor Arnóbio seja nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto.

Posse

Tendo em vista a situação atípica vivenciada pela Instituição neste momento, uma vez que o IFRN segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e, que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse. "Vamos guardar este momento festivo para celebrarmos quando todos os eleitos democraticamente forem nomeados", destacou o professor Geraldo Júnior.

Sobre José Geraldo Bezerra Galvão Júnior

Natural de Acari/RN, Geraldo Júnior, 36 anos de idade, tem formação técnica em Agropecuária, graduação em Zootecnia e doutorado em Ciência Animal. É servidor do IFRN desde 2007, quando atuou como Técnico de Laboratório Agrícola nos campi Ipanguaçu e Currais Novos. Em 2012, retornou como docente ao Campus Ipanguaçu e permanece até os dias atuais. Atuou em diversos projetos de extensão e pesquisa, coordenação do Curso Técnico em Agroecologia, representante docente no Conselho Superior (Consup), membro do Conselho Editorial da Editora IFRN e diversas outras comissões institucionais.

extensao
servidores