Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NEA

Estudantes da UFRN, Escola Agrícola de Jundiaí, realizam visita ao Campus Ipanguaçu

Os alunos foram recebidos por uma equipe de professores que fazem parte do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA)

Publicada em 07/06/2018 Atualizada há 1 ano

No dia 05 de junho de 2018 uma turma de estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí, UFRN, acompanhados da professora Ana Katarina Oliveira Aragão, fizeram uma visita ao Campus Ipanguaçu. Foram recebidos por uma equipe de professores que fazem parte do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do Campus anfitrião.

Primeiramente conheceram a Unidade Técnica Demonstrativa (UTD) Manejo da Caatinga, coordenada pelo professor Vianey Pimentel (atual coordenador do NEA), que explicou que a UTD “é na realidade, uma proposta de convivência com uma planta exótica invasora, muito comum no semiárido, a Algaroba (Prosopis sp.), que povoa boa parte dos solos do Vale do Açu, que deve ser manejada para não se tornar problema. Assim, na área da UTD foram plantadas mudas de espécies nativas, como: Catingueira, Jucá, Mororó, Sabiá, Aroeira e outras, que também tem o potencial de produzirem forragem (alimento para os rebanhos) e cumprirem com o papel ecológico, econômico e social, contribuindo para a sustentabilidade da agricultura familiar na região”.

Em seguida, visitaram a UTD Nutrientes de Base Ecológica, coordenada pelo professor José Wilson Costa de Carvalho, onde viram as diferentes fontes de nutrientes, como biofertilizante, urina de vaca, adubos verdes, vermicomposto, pós de rocha, entre outros. Visitaram também o banco de sementes onde são armazenadas as sementes para troca com agricultores, com controle de temperatura e umidade, incluindo sementes crioulas de milho e feijão, adubos verdes e de espécies nativas da caatinga.

Para concluir, o professor Renato Silva de Castro mostrou a UTD Sistema Agroflorestal, cujo módulo inicial foi implantado no Campus, com a introdução de espécies nativas, biopesticidas, madeireiras e frutíferas em geral.

Confira alguns momentos da visita, abaixo

visita UTDs 2

 

 

 

 

 

 

visita UTS 01

 

 

 

 

 

 

 

 

visita UTd 03

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas