Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Processo Seletivo

Diretoria Acadêmica lança editais para as Licenciaturas

Editais trazem seleção de alunos e professores para os programas da Capes

Publicada em 22/07/2020 Atualizada há 1 ano

As Diretorias Acadêmicas de vários campi do IFRN, tendo como referência os editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nº 01/2020 e 02/2020, publicaram editais que tratam da seleção de professores de educação básica e alunos de licenciatura para o Programa de Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Os programas

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, já o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica.

Vagas e Editais 

As vagas para docentes estão destinadas para o IFRN e professores do Estado, enquanto que as de discentes são voltadas à estudantes de licenciatura do IFRN que poderão ser participantes em um dos dois Programas (PRP e Pibid). Os interessados devem atentar aos prazos e critérios estabelecidos nos editais e observar a página oficial do respectivo campus do IFRN envolvido nos projetos.

O cronograma de inscrição varia de acordo com a natureza do programa e o campi, porém o resultado final deve ser publicado ainda neste mês de julho.

Para conferir os editais publicados, acesse:

EDITAL Nº 12/2020 - DG/IP/RE/IFRN - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – PROFESSOR PRECEPTOR DO PROGRAMA RESIDENCIA

EDITAL Nº 13/2020 - DG/IP/RE/IFRN - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – ALUNOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

EDITAL Nº 14/2020 - DG/IP/RE/IFRN - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – PROFESSOR SUPERVISOR DO PIBID

EDITAL Nº 15/2020 - DG/IP/RE/IFRN - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID

Veja também os Editais lançados para a Residência Pedagógica em Química:

Edital Nº 03/2020 - DG/AP/RE/IFRN - Processo Seletivo Simplificado - Alunos Residentes

Edital Nº 04/2020 - DG/AP/RE/IFRN - Processo Seletivo Simplificado - Professor preceptor do PRP

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas