Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mulheres Mil

Curso de Apicultor inicia com aula inaugural no Campus

Atividades integram programa federal Mulheres Mil para inserir mulheres no mercado de trabalho

Publicada por Rafael Pinheiro em 12/05/2025 Atualizada em 12 de Maio de 2025 às 17:55

O Campus Ipanguaçu do IFRN realizou no dia 29/04 (terça-feira) a aula inaugural do curso de Apicultor do Programa Mulheres Mil, referente ao Edital nº 48/2024 - DG/IP/RE/IFRN. O curso com duração de 4 meses, essencialmente direcionada ao publico feminino, oferece às estudantes bolsa discente, material didático e fardamento.

O objetivo do programa Mulheres Mil é promover o aumento do atendimento a grupos de mulheres que foram excluídas socialmente e marginalizadas do processo educacional, em face a condições prévias de baixa escolaridade, baixa autoestima e poucas oportunidades de ofertas de qualificação. Assim, o curso de Apicultor viabiliza as condições de acesso ao mundo do trabalho, elevação de escolaridade e o IFRN, dessa forma, institucionaliza essa ação perante a comunidade acadêmica e sociedade.

A coordenadora do curso, profa. Sandra Alves, afirmou que essa é uma política pública educacional a favor da promoção da igualdade de gênero. "[O programa Mulheres Mil] tem como esteio o respeito às diversidades constitutivas das mulheres e de suas interseccionalidades raciais, étnicas, de orientação sexual e promove o aumento da geração de renda para as famílias através da capacitação, além de valorização e visibilidade das mulheres nos territórios", completa a docente.

Palavras-chave:
Aula Inaugural Apicultor Ensino Mulheres Mil Curso FIC Campus Ipanguaçu Extensão

Notícias relacionadas