Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SISU 2022

Conheça o curso de Tecnologia em Agroecologia

O profissional em Agroecologia é habilitado a desempenhar atividades voltadas para a produção de alimentos de qualidade e saudáveis, respeitando o ambiente e a sociedade

Publicada em 15/02/2022 Atualizada há 1 ano

Por Amanda Macêdo

Para quem adota um estilo de vida ecológico e tem curiosidade sobre práticas de agricultura, o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), vem com uma proposta alternativa, que incorpora conhecimentos sobre questões sociais, políticas, culturais, energéticas, ambientais, éticas e agricultura familiar.

Diferente da Agronomia, que reúne técnicas de melhorias em produtos agrícolas e pecuários, a Agroecologia pretende superar e evitar os danos causados à sociedade e à biodiversidade pelo emprego da monocultura nos solos e agrotóxicos nos produtos. Através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022, o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, ofertado pelo IFRN, oferece 20 vagas, com aulas no turno vespertino. 

A equipe de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), avaliou o curso disposto pelo Campus Ipanguaçu do IFRN com o conceito 4, indicando que a graduação possui um nível mais alto do que o essencial desde a sua implementação, em 2012. Com a duração de três anos e meio, a grade curricular é dividida entre disciplinas como Bioquímica, Sociologia Rural, Topografia, Apicultura de Base Ecológica, entre outras. A prática profissional é realizada, preferencialmente, na modalidade de projetos desenvolvidos na própria unidade de ensino.

Formação Profissional

Dentre seus propósitos, a Tecnologia em Agroecologia se sustenta na formação de profissionais que realizam atividades de análise, planejamento, monitoramento e execução de sistemas de produção agropecuária no âmbito da sustentabilidade econômica, ambiental e social. Ao ingressar no curso, os estudantes poderão atuar no manejo ecológico de sistemas de produção, gestão e pesquisa.

O que motivou Maria Erineide da Cunha, de 28 anos, a cursar Agroecologia no Campus Ipanguaçu foi a sua experiência na agricultura. "Já que eu e minha família moramos na zona rural, nosso sustento vem da agricultura, então, isso me despertou o desejo de aprender cada vez mais”, ressaltou a estudante, que está no último período letivo da graduação. Questionada sobre a sua escolha pelo IFRN, ela aponta uma “experiência espetacular”, pois o contato com colegas e docentes e a infraestrutura à disposição “possibilita a realização de  experimentos e aulas práticas, com laboratórios para execução de pesquisas, além de viagens externas para conhecer novas vivências”.

Acesse:

Edital IFRN/SiSU 2022

Projeto Político Pedagógico do curso (PPC)

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas