Você está aqui: Página Inicial / Campi / Ipanguaçu / Notícias / Conheça a Licenciatura em Química
SISU 2022

Conheça a Licenciatura em Química

15/02/2022 - Ofertado em oito semestres, o curso de graduação é ofertado pelos campi Ipanguaçu, Apodi, Currais Novos e Pau dos Ferros na modalidade presencial

Conheça a Licenciatura em Química

Por Eduardo Fernandes 

Explicar a matéria, os fenômenos naturais, a vida humana e também as outras formas de vida não seria possível sem a Química. O ensino dessa base de conhecimento está presente no Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN), que forma profissionais graduados na Licenciatura para o mercado de trabalho.

Com oferta nos campi Ipanguaçu, Currais Novos, Apodi e Pau dos Ferros, a Licenciatura em Química tem como objetivo geral formar o profissional docente com um saber plural, constituído pela internalização de saberes da área específica, saberes pedagógicos e saberes experienciais. 

O profissional formado poderá atuar em diversas áreas, como instituições de ensino, incluindo as de Educação Básica; indústrias químicas, petroquímicas, de alimentos e bebidas, de papel e celulose, de cerâmica, de fármacos, têxtil, de pigmentos e tintas, de plásticos e cimento; na área comercial, com vendas, representação e assistência técnica.

Transformação da matéria e transformação de vidas

"Transformar" é uma das especificidades que são aprendidas no ensino da Química, e tal aspecto é refletido não apenas no processo de ensino-aprendizagem, mas também da forma que a graduação vem impactando e transformando vidas de vários estudantes do IFRN.

Esse reflexo de evolução é uma das características da vida de Estefana Torres, que, assim como muitos, esteve na posição de estudante da Licenciatura e hoje colhe frutos. “Posso dizer que o IFRN mudou minha vida. Em 2009, ingressei na Licenciatura em Química, no Campus Apodi, minha cidade natal, tive uma ótima formação, excelentes professores e todo apoio acadêmico necessário para conclusão com êxito desta etapa. Assim que me formei, em 2014, ingressei na instituição como professora substituta, sendo três anos e meio no Campus da Zona Norte e um ano no Campus São Paulo do Potengi”, conta Estefana. 

“Tive a alegria de retornar como aluna quando ingressei no mestrado em Educação Profissional, no Campus Natal-Central, em 2017. Minha história acadêmica e profissional é diretamente ligada a essa instituição que tanto admiro. Para completar minhas realizações profissionais, 2022 trouxe-me a agradável surpresa de mais um contrato como professora substituta, agora em casa: retorno ao Campus Apodi como professora substituta de Química. Minha felicidade é enorme por agora ser colega de trabalho dos meus ex-professores, pessoas que sempre admirei e me espelho como profissional. São mais de 12 anos de história e espero um dia ser professora efetiva dessa instituição”, conclui.

Ações do documento

Página em carregamento