Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SISU 2022

Conheça a Licenciatura em Informática

Ofertado pelos campi Ipanguaçu e Natal-Zona Norte, Curso Superior prepara profissionais para o ensino em nível fundamental e médio

Publicada em 15/02/2022 Atualizada há 1 ano

Por Luciano Vagno

Nos últimos anos, a tecnologia passou a fazer parte de nossas vidas como nunca antes. Neste contexto, aliada da educação, a informática desempenha um papel fundamental na sociedade. É o exemplo da Licenciatura em Informática, um dos 25 Cursos Superiores ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) neste ano de 2022.

O Curso Superior de Licenciatura em Informática tem o objetivo de proporcionar uma formação inicial de docentes para atuarem na área da Informática, em nível fundamental e médio. A graduação busca fazer alunas e alunos a compreender o impacto da computação e suas tecnologias, no que concerne ao atendimento e à antecipação de estratégicas para as necessidades da sociedade. No IFRN, a Licenciatura é ofertada pelos campi Ipanguaçu e Natal-Zona Norte.

A graduação possui duração de quatro anos. No decorrer dos oito semestres, estudantes têm contato com disciplinas comuns à área da Educação e específicas à área da Computação. De acordo com o professor Kleber Kroll, “na área de Computação, o estudante cursará disciplinas relativas à Programação, Eletrônica, Redes de Computadores, entre outras. As disciplinas voltadas à Educação têm o objetivo de formar o estudante para compreender seus processos formativos, bem como integrar o Ensino com a Computação”. 

A importância da oferta de um Curso Superior como a Licenciatura em Informática no IFRN é ressaltada pelo professor Daniel Aguiar, à frente da Coordenação no Campus Ipanguaçu. “A evolução tecnológica é evidente e crescente. Ela está presente nas mais diversas áreas do conhecimento e no nosso cotidiano. Desde a simples utilização de aplicativos em um smartphone a sistemas de controle de tráfego aéreo. Assim, a Licenciatura em Informática tem um papel primordial: formar docentes capazes de atuar na educação básica, ensinando todos os conceitos e aspectos relativos ao pensamento computacional, cultura e mundo digital”, declarou.

Teoria e prática

O professor, que leciona a disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores, acrescenta que há, ainda, disciplinas basilares, como Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos e Matemática. Segundo o docente, os estudantes da Licenciatura terão a oportunidade de articular a teoria e a prática, por meio de um conjunto de estratégias didático-pedagógicas discutidas em Seminários Curriculares.

Quem já está concluindo a Licenciatura em Informática é a estudante Maria da Conceição Cunha. A jovem de 24 anos revela que, quando escolheu o curso, em meados de 2018, pensou que o ensino trataria de algo voltado à área técnica, referente a instalação de computadores e formatação, por exemplo. “Não me atentei muito à parte da ‘Licenciatura’”, contou. Porém, com o início das aulas, a estudante percebeu que não seria nada do jeito que havia imaginado. “Que bom que não foi”, declarou. 

Maria recorda boas experiências da graduação: “o curso me proporcionou um espaço de aprendizagem e melhora na minha escrita, leitura e falar em público, tendo em vista que eu era uma pessoa extremamente tímida. Outras experiências incríveis que venho tendo é em relação a minha participação no Programa Residência Pedagógica, no qual tenho a oportunidade de observar mais a fundo como é o dia a dia de um docente, e também no Centro Acadêmico do curso, no qual pude ter a experiência de trabalhar de forma conjunta na resolução de problemas”, contou a estudante.

Acesse:

Edital IFRN/SiSU 2022

Projeto Político Pedagógico do curso (PPC)

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas