Literatura

Confira a 1ª edição do "Pois Diga!", jornal de Língua Portuguesa e Literatura do Campus Ipanguaçu.

"Este periódico vem a público com o intuito de trazer reflexões a respeito do vernáculo e expor um pouco da verve literária de nossos alunos", diz o Prof. Paulo Martins, de Língua Portuguesa do Campus Ipanguaçu.

Publicada em 03/05/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Abraço_literaturaConcebido como um jornal de práticas pedagógicas do componente curricular de Língua Portuguesa e Literatura, este periódico vem a público com o intuito de trazer reflexõesa respeito do vernáculo e expor um pouco da verve literária de nossos alunos. Nesse sentido, nossa proposta é socializar nossas produções textuais, feitas a partir de atividades em sala de aula, como também ir além dela, haja vista que certos tópicos de línguaportuguesa que serão discutidos aqui podem extrapolar, em termos de complexidade, o programa do ensino médio. Apesar disso, nosso escopo é didatizar, na medida do possível, a linguagem academicista das pesquisas universitárias, tornando-a acessível, sem cairem reducionismos, ao leitor leigo. Na nossa concepção, essa é uma forma plausível de trazer à baila resultados de pesquisas na área da linguística que, muitas vezes, não tem encontrado ressonância além dos muros universitários.  Com isso, fica aberto, portanto,o espaço para versar sobre o nosso idioma pátrio e suas constantes mudanças e variações, na tentativa de entender melhor as questões relativas ao uso da norma de prestígio, sempre imbuídos de enxergarmos além dela, para não cairmos num dogmatismo improfícuoe sem respaldo científico.  Além disso, para os amantes da prosa e da poesia, teremos vez e voz para todas as fôrmas e formas: do soneto ao verso livre; do conto à crônica; das penas mais românticas às mais contemporâneas, cada um com seu estilo. O que importaé que a arte literária continue nos deleitando e deixando este mundo menos acinzentado do que já está. Por fim, se conseguirmos despertar nos leitores jovens ou maduros a apreciação da beleza dos recursos expressivos do seu próprio idioma, como também ver sualíngua, “inculta e bela”, muito além da gramática, desfazendo-se de mitos e preconceitos linguísticos enraizados há tantas décadas, ficaremos satisfeitos.

CONFIRA AQUI A 1ª EDIÇÃO DO JORNAL "POIS DIGA!".