Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COMISSÃO LOCAL COVID-19

Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19 publica primeiro Boletim Mensal de ações

Iniciativa visa informar a comunidade das principais ações e planejamentos do grupo

Publicada em 04/09/2020 Atualizada há 12 meses

Novas medidas de segurança estão sendo adotadas pelo Campus Ipanguaçu devido à pandemia do novo coronavírus, e é a Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19 quem está afrente na elaboração e aplicação das ações de biossegurança. Para dar transparência às atividades da comissão, dialogar e orientar a comunidade sobre novos procedimentos, foi elaborado o Boletim Mensal, que junta as principais informações do que foi realizado no último mês. Sendo o primeiro Boletim, o material do mês de agosto inclui também ações da segunda quinzena de junho e do mês de julho. Confira o material na íntegra:

 

 

 

Boletim Mensal (Agosto) da Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19


Apresentação da Comissão

Constituída no dia 19 de junho pelo Diretor Geral, a Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19 tem o objetivo de “planejar e monitorar ações a serem implementadas para a retomada das atividades presenciais, no momento apropriado” (Portaria nº 124/2020 - DG/IP/RE/IFRN). Sendo o Campus Ipanguaçu um caso especial dentro do IFRN por ainda manter carga considerável de serviço presencial, a Comissão tem trabalhado intensamente para atender as demandas internas emergentes e tem sido pioneira na implementação de ações, recebendo encaminhamentos piloto do Comitê Central de Enfrentamento à COVID-19.

Plano de Contingência do campus

Durante o mês de julho, com a orientação do Comitê Central e diálogo com os setores relacionados a cada atividade, a Comissão Local elaborou a primeira proposta de Plano de Contingência do Campus Ipanguaçu do IFRN para Enfrentamento do Novo Coronavírus, que já obteve a avaliação do Comitê Central. Dentre as proposições estão as medidas de abordagem para os diversos públicos, orientação para implementação de barreiras físicas e químicas, controle de ocupação dos espaços físicos, procedimentos de cuidados com a saúde e com os grupos de risco. Também foram elencados os procedimentos a serem adotados pelos setores e nos serviços do campus.

“Cabe ressaltar que a Comissão Local de Enfrentamento à COVID-19 do Campus Ipanguaçu só considera segura a retomada às atividades presenciais quando houver uma vacina disponível a toda população. No entanto, caso haja a determinação de retomada antes da imunização, serão realizados todos os esforços, para que seja garantida a maior segurança possível à nossa comunidade acadêmica.” (Plano de Contingência do Campus Ipanguaçu)

Medidas são aplicadas junto aos servidores em serviço presencial

Devido à necessidade de manutenção dos espaços físicos do campus (estrutura e Fazenda Escola) foram mantidos os serviços presenciais da COSGEM, DIAD, DIGUAE e terceirizados, com acompanhamento também presencial da Direção Geral. Desde o início da pandemia, a situação de saúde e condições de trabalho desses servidores tem sido monitorados, sendo disponibilizados materiais de proteção individual, estabelecidas rotinas de trabalho alternadas de modo a permitir o distanciamento social e realizada dispensa para casos suspeitos, confirmados e colaboradores pertencentes ao grupo de risco. Nesse sentido, foi iniciado controle de acesso ao campus, com barreira sanitária no portão de entrada.

Servidores investem em enquetes para conhecer a realidade local

Para acompanhar a situação da comunidade acadêmica (alunos e servidores), foram organizadas pesquisas pelo NAVI (Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica), pelos docentes do campus na forma de Estudo de Contexto, assim como outros estudos motivados pelo Comitê Central. Os principais objetivos das enquetes tem sido mapear as condições de saúde (risco de contaminação e mental) da comunidade e de seus familiares, as condições de estudo em casa e o acesso à recursos virtuais de ensino. Essas avaliações, em especial o Estudo de Contexto por ter caráter local, apontam as dificuldades a serem enfrentadas nas adequações para o Ensino Remoto e o posterior retorno presencial, com quadros de desmotivação, menor produtividade e falta de equipamento eletrônico exclusivo para estudos. Os estudos completos podem ser encontrados em anexo.

Minuta para o Ensino Remoto está em construção pela equipe acadêmica

Trabalhando em conjunto ao Comitê Local, baseados nas pesquisas mencionadas e em esforços para a retomada do ensino com qualidade, a equipe de ensino do Campus (DIAC, ETEP e docentes) tem organizado reuniões para a construção de uma Minuta orientadora das diretrizes e procedimentos a serem adotados para o Ensino Remoto. Ao todo, 7 eixos foram formados para discutir questões como a capacitação dos servidores, como se dará o acompanhamento dos alunos, o planejamento pedagógico, o atendimento a casos especiais e as alternativas para garantir o acesso às tecnologias digitais de ensino. As discussões, não limitando-se ao Campus Ipanguaçu, tem sido levadas à equipe de Diretores Acadêmicos, no que diz respeito à manutenção do ensino conciliada ao enfrentamento à COVID-19.

Alunos estão incluídos nas discussões

Sendo o público alvo das ações do IFRN, os alunos não poderiam ficar de fora do diálogo. Representantes do Grêmio Estudantil Marcel Lúcio e dos cursos superiores (Tecnólogo e Licenciaturas) têm trazido à Comissão Local a receptividade dos discentes às ações tomadas, assim como suas angústias e dificuldades. A Comissão e os servidores em outras atividades tem recebido essas manifestações e trabalhado para melhor atender às demandas.

 

Os documentos mencionados encontram-se abaixo, à exceção da Minuta, ainda em construção.

Portaria nº 177/2020 - DG/IP/RE/IFRN - Atualização da Comissão Local COVID-19

Plano de Contingência do Campus Ipanguaçu do IFRN - Primeira versão

Estudo de Contexto - IFRN Ipanguaçu

Estudo Institucional realizado via SUAP e ligações

Avaliação de Saúde - Sistema ASA com modificações

Àqueles que tiverem interesse de contactar a comissão, o email institucional é comitecovid19.ip@ifrn.edu.br .

Reforçamos o cuidado a todos! #FiqueEmCasa, mas se tiver de sair, use máscara e leve álcool em gel. Nos revemos todos no campus!

Aproveitamos o momento para compartilhar a situação da pandemia na cidade de Ipanguaçu:

Boletim Ipanguaçu 03/09/2020

 

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas