Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino Remoto

Colégio Gestor prorroga ensino remoto emergencial até o dia 18 de fevereiro

Medida foi tomada devido aos altos índices de contaminação da covid-19, em tendência de queda

Publicada em 10/02/2022 Atualizada há 1 ano

Na manhã desta quinta-feira (10), foi decidida a manutenção até o dia 18 de fevereiro das atividades remotas emergenciais no Campus Ipanguaçu do IFRN. A medida foi tomada ao final da reunião entre o Colégio Gestor e da Comissão Local de Enfrentamento à Covid-19, que apresentou melhora no cenário da contaminação entre servidores e alunos, ainda recomendando cautela para a semana seguinte em virtude dos altos índices na comunidade.

Durante a reunião, foram levantadas questões pertinentes a alunos e servidores, entre elas as inseguranças da comunidade, disponibilidade de leitos, letalidade do vírus, prejuízos ao ensino e propostas para o retorno presencial às aulas, numa perspectiva de consolidação da melhora no quadro de afastamentos durante a próxima semana.

Propostas para aulas presencias

Com a queda nos índices de infecção, a equipe do campus prepara novos formatos para as aulas presenciais, pensando na presencialidade total para as turmas. O Colegiado da Diretoria Acadêmica (CODIAC) se reuniu nesta quarta-feira (09) com professores e representantes de turma para debater duas propostas para as aulas presenciais, tendo como principais características:

  • Retorno às aulas em 6 turnos;
  • Não haverão mais rodízios para as turmas dos cursos integrados regulares;
  • Aulas concentradas em determinados dias da semana para cada turma;
  • Algumas disciplinas permanecerão remotas.

A proposta escolhida pelo Colegiado prevê um dia de aula para os cursos integrados regulares e algumas turmas do superior ficarão com aulas teóricas de forma remota. Com isso, o quantitativo de estudantes no campus ficará em torno de 25% da capacidade.

Reunião do CODIR

Também houve na tarde desta quinta-feira (10) reunião extraordinária do Colégio de Dirigentes, colegiado que reúne os gestores dos campi do IFRN, para tratar da manutenção da recomendação pelo ensino remoto emergencial. O encontro foi transmitido pelo Youtube e pode ser conferido no link. O grupo adotou a orientação do Comitê Central de Enfrentamento à Covid-19 de manutenção do modelo remoto pelos próximos 7 dias, com nova avaliação durante a semana, entendendo que os campi devem ter autonomia para tratar suas situações em discussões locais. O Comitê também apresentou o cenário da pandemia no estado, com tendência de melhora nos próximos 15 dias, entrando em índices que permitiriam as atividades presenciais com 30%, 50%, 75% e 100% de ocupação dos espaços conforme haja regressão na contaminação.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas