CODIR

Colégio de Dirigentes se reúne e visita instalações da Fazenda Escola e Fábrica de Briquetes

O ciclo de reuniões aconteceu ontem e hoje, no campus Ipanguaçu do Instituto

Publicada em 20/03/2018 Atualizada há 1 ano

Diretor do campus Ipanguaçu, Francisco de Assis Aderaldo Barbosa, recebe o Reitor do IFRN, Wyllys Farkkat Tabosa, e demais integrantes do CODIR em visita as instalações da Fábrica de briquetes do Vale do Açu

Com a presidência do reitor Wyllys Farkatt Tabosa, os integrantes do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFRN se reuniram nesta segunda e terça-feira, 19 e 20 de março, para a segunda reunião ordinária, no campus Ipanguaçu do Instituto.

Na segunda-feira, temáticas importantes foram tratadas, como a Aprovação de calendários acadêmicos e o Plano de Ação para 2018. Também foi realizada uma avaliação social efetuada pela Secretaria Acadêmica durante as matrículas dos alunos ingressantes. e a apresentação do Relatório de Gestão 2017.

O segundo dia foi marcado pela visita dos Diretores às instalações da Fazenda-Escola do campus. O veterinário do campus, Erick Argolo, apresentou a estrutura da bovinocultura, e explanou um pouco da história do setor, lembrando a chegada das primeiras matrizes ao campus e as estratégias para alavancar a produção leiteira. Hoje, além de servir para alimentação dos nossos alunos, a nossa produção leiteira é parte disponibilizada para os campi Pau do Ferros e Currais Novos. Questionado pelo Reitor sobre o uso das instalações pelos alunos e professores, Erick foi categórico “A procura está aumentando. Semanalmente ou, no máximo quinzenalmente, nós temos aulas práticas aqui”. Os professores podem solicitar e agendar o dia da aula, e a escola oferece a estrutura necessária e profissional para acompanhar nos procedimentos. Outros setores da Fazenda também foram visitados, como a Unidade Técnica Demonstrativa Agrofloresta, apresentada pelos professores Dr. Renato Castro e Dr. João Vianey e o Aviário, onde a Me. Paloma Macchi ressaltou a produção diária de ovos, que ultrapassa a média dos produtores locais, e também é utilizada na alimentação dos nossos alunos. O setor também tem desenvolvido vários projetos junto à comunidade, alertando e ensinando práticas sustentáveis de produção através de minicursos, visitas, oficinas.

Ainda pela manhã a estrutura da recém inaugurada Fábrica de Briquetes do vale do Açu recebeu a visita do Codir, oportunidade para conhecer a estrutura e processo de produção que estará sendo realizado. A fábrica foi construída com recursos do Programa Petrobras Socioambiental, através do Projeto Caatinga Viva, desenvolvido por cinco parceiros: IFRN, Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ); Cia. de Águas do Rio Grande do Norte (Caern), Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (Anea) e a ONG Carnaúba Viva.

extensao
servidores