Inovação
Campus recebe projeto Uso Racional e Reuso de Água da empresa Florestana
Compareceram à apresentação o Reitor, instituições e agricultores convidados
Publicada em 13/01/2022 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
O Campus Ipanguaçu do IFRN sediou nesta quinta-feira (13) a apresentação do projeto "Uso Racional e Reuso da Água", de organização da empresa Florestana Paisagismo e Construções e realização da Petrobras. A ação visa a implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), composta por Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e um Sistema de Produção Agrícola Irrigada, para uso racional e reuso da água na agropecuária e capacitação de produtores regionais no uso eficiente da água na irrigação.
A apresentação ocorreu no auditório do campus, feita pela equipe da Florestana, tendo como convidados o Reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho, o Diretor Geral do campus, Geraldo Júnior, o representante da Petrobras, Carlos Enrique, o diretor técnico do IDEMA, Werner Farkatt, a presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária do RN (ABES-RN), Maria Wagna, o representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Ezequias Florêncio, demais representantes de entidades e agricultores.
A proposta, que se encontra em fase de implementação da ETE em espaço integrado à Fazenda-Escola, segundo a equipe, tem o potencial de tornar-se referência na gestão da água para a agricultura irrigada (uma das principais atividades econômicas da região), tanto pela possibilidade de multiplicação da URT nos municípios da bacia hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, como pelas formações a serem ofertadas aos produtores locais através de palestras, cursos, oficinas e dias de campo, estimulando o desenvolvimento da consciência socioambiental.
Para o Reitor do IFRN, a integração ao "Uso Racional e Reuso da Água" segue em concordância com a fase atual vivenciada pela instituição, que tem desenvolvido novas ações e aprofunda-se na Pesquisa e na Extensão, associadas ao viés do Ensino, já consolidado.
Geraldo Júnior, enquanto Diretor Geral da unidade, identifica o projeto como uma oportunidade para fortalecer o ensino das temáticas agrárias e ambientais, seja nas aulas lecionadas aos alunos dos cursos de Agroecologia e Meio Ambiente do campus, seja na visitação de estudantes de outros campi, de instituições de ensino e de profissionais desse setor. Esses poderão conhecer a Unidade de Referência Tecnológica para consolidar e reproduzir seu aprendizado.
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores