Campus participará das comemorações dos 62 anos de Ipanguaçu

Esse ano o evento homenageia a cultura africana

Publicada em 23/10/2010 Atualizada há 1 ano, 1 mês

reuniaoip.jpg

Apósreceber convite da Secretaria de Educação de Ipanguaçu para participar daprogramação alusiva ao aniversário de 62 anos de emancipação política domunicípio, o IFRN/Ipanguaçu confirmou sua participação, através do Coordenadorde Extensão, Fernando Freire, que diz estar muito contente com as parcerias quevêem sendo firmadas entre o IFRN e as demais instituições e instânciaseducadoras ipanguaçuenses. “É mais uma oportunidade de aproximar o Campus, orgulhodo município, com a sociedade”, destacou o coordenador.

Ocampus será representado pelo público discente nas ruas da cidade no dia 23 dedezembro, quando todas as escolas darão vida a um dos mais belos espetáculos daregião. Este ano o desfile tem como tema “A África da luta, do revide e dalibertação: Ipanguaçu agora conta a história de uma nação”, o qual serátrabalhado por meio de uma grade curricular, como previsto na Lei 11.645/08, queprevê o ensino da História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena naeducação brasileira, visando, assim, um maior engajamento por parte dascomunidades escolares participantes.

No últimodia 15, o Coordenador de Extensão do IFRN/ Ipanguaçu, Fernando Freire, juntamentecom os alunos Adriana Régia (Agro3M) e André Magri (Agro3M), esteve em reuniãocom a Secretária de Educação Municipal, Jeane Dantas, as representantes daVALER, Marta Macedo, Lidérica e Aparecida, e demais coordenadoras pedagógicasmunicipais para tratar do evento e traçar uma agenda de compromisso.

Pesquisa desenvolvida no Campus serátema do evento

andre.jpgSoborientação do Professor Carlos Alberto de Negreiro (IFRN/Parnamirim), o aluno AndréMagri Ribeiro de Melo (IFRN/Ipanguaçu), está desenvolvendo o projeto depesquisa de iniciação científica “Aplicação da Lei 11.645/08 e das MatrizesCurriculares de Literatura e Cultura Afrobrasileira na Educação Tecnológica”, oqual tem como objetivo analisar o contexto atual em que as instituições deensino do município de Ipanguaçu encontram-se no que diz respeito à aplicaçãoda lei em questão e, por conseguinte, das bases científico-tecnológicas previstasem seu texto.

Iniciadaem maio/2010 a pesquisa já mostra resultados promissores, visto que o temaadotado pela Secretaria de Educação Municipal para o Desfile Cívico em alusãoao 62º aniversário de emancipação política da cidade este ano é justamente umdos eixos principais do projeto: a (re) valorização e o (re) conhecimento dahistória e cultura africana. “É muito interessante e gratificante ver a quepassos a nossa pesquisa está caminhando! Após me reunir com a Secretária deEducação, Jeane Dantas, esclareci muitos dos pontos mais importantes quando sepretende falar de África”, destacou o aluno.

No últimodia 19 o bolsista de iniciação científica ministrou uma formação docente em Históriae Cultura Afrobrasileira, a iniciativa foi voltadas para os para os educadorese trabalhadores em educação do município de Ipanguaçu.