Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Aniversário

Campus Ipanguaçu completa 14 anos de história e transformação comunitária

O dia 25 de setembro marca a data de início do funcionamento do campus, que desde 2006 atende ao Vale do Assu e municípios próximos

Publicada em 25/09/2020 Atualizada há 1 ano

Dia 25 de setembro de 2020, o Campus Ipanguaçu do IFRN completa 14 anos de funcionamento. Para marcar a data, pedimos a representantes da comunidade acadêmica para falar sobre o significado que o IFRN tem na sua vida. Recebemos e compartilhamos com a comunidade os seguintes depoimentos:

“O IFRN para mim começou muito antes até de começar as aulas. Eu participei de várias reuniões do Banco do Nordeste, na época era Farol de Desenvolvimento, que identificou o campo que se chamava Base Física, onde funcionava uma escola, CNEC, e a fazenda que era arrendada uma parte para a cooperativa COAPEVAL, na qual eu prestava consultoria. Então eu cheguei a participar de reuniões debaixo dessa árvore que tem na frente da sala dos servidores para discutir como seriam os primeiros momentos para iniciar a doação do terreno para o curso do, na época, CEFET. Como prestava serviço à cooperativa e ela era uma empresa arrendatária da metade da fazenda, cheguei a participar [de reunião] com o Diretor Geral na época, juntamente com o presidente da cooperativa, que era o saudoso Edgar Montenegro, e saímos dessa reunião com o acordo feito de a cooperativa ceder o espaço, a partir daí foi quando começaram meus primeiros passos junto ao IFRN. Depois, quando surgiu o edital, eu comecei a estudar e fui da primeira turma dos primeiros servidores a chegar no IF, na época passei no primeiro concurso como Engenheiro Agrônomo, trabalhei dois anos como administrativo, e também passei no primeiro concurso para professor, fiquei classificado no 4º lugar e, ao final dos dois anos de validade do concurso, eu fui pedir demissão do cargo administrativo e entrei como professor. Então, para mim, ocorreram grandes mudanças na minha vida enquanto professor, que daí eu tive oportunidade também de voltar a estudar e conseguir mestrado e doutorado na UFERSA, mesmo sem afastamento, conciliando às aulas.”

(Júlio Justino, professor e residente de Ipanguaçu)

"O IF para mim foi como uma porta que se abriu para novas possibilidades, experiências e novas descobertas."

“O IF-Ipanguaçu foi um divisor de águas na minha vida. Tive a oportunidade de ingressar no Instituto em um momento em que muitas pessoas desacreditavam de mim e do meu potencial, mas eu não estava desacreditada e lá encontrei muitas outras pessoas que também acreditavam em mim. Professores maravilhosos, que me ensinaram além dos conteúdos previstos pelas disciplinas, me ensinaram sobre valores, respeito, empatia. Sou grata a cada um deles, todos, sem exceção, contribuíram pra que eu hoje seja quem sou e esteja onde estou. O IF Ipanguaçu é bem mais que uma Instituição de ensino, é uma segunda casa onde eu sempre me senti acolhida, protegida, cuidada, vista, porque lá nós temos visibilidade, voz e vez. Durante o tempo em que fui aluna do Campus pude compor o Centro Acadêmico da Licenciatura em Química por duas vezes consecutivas e desenvolver atividades que nos permitem essa participação ativa. Todas as experiências que tive o prazer de vivenciar lá entre os anos de 2016 e 2019 foram válidas e construtivas, hoje estou cursando mestrado em Ciências Naturais graças a todo conhecimento que adquiri durante minha graduação. Sinto saudades das coisas e das pessoas que conquistei por lá, e além desse sentimento, existe apenas gratidão. Gratidão por tudo!”

(Alana, egressa da Licenciatura em Química, mestranda em Ciências Naturais)

“Olá! Meu nome é Gilvanira, sou aluna do tecnólogo em Agroecologia do IFRN-Campus Ipanguaçu. O IF se tornou um dos meus objetivos quando ainda fazia o ensino fundamental, pois ouvia muitos professores falarem da Instituição em si e da qualidade do ensino ofertado, com isso crescia um amor dentro de mim por essa instituição que até então não conhecia. Tentei entrar no IF para cursar o ensino médio integrado ao técnico, porém não consegui, mas em 2014 chegou a minha vez, cursei o técnico em meio ambiente na forma subsequente e foi aí que entendi o quanto precisava lutar para conquistar meus sonhos. Passei noites acordada estudando para dar meu melhor nas apresentações de seminários, nas provas... E foi o IF que me deu a primeira oportunidade de ter um contato com o mercado de trabalho diferente do que já tinha tido antes. Foi através do IF que fui jovem aprendiz, trabalhei como auxiliar de fitossanidade e meio ambiente na empresa Dell Monte Fresh Produce Brazil Ltda na qual obtive muitos aprendizados e amizades. E hoje, como aluna do tecnólogo em Agroecologia, o IF me deu outra oportunidade de fazer novos amigos, rever professores que se tornaram pessoas importantes pra mim, assim como sonhar mais alto, sonhar em fazer o mestrado e doutorado e, ainda, realizar o sonho de logo mais ter meu próprio negócio. Obrigada a todos os que fazem o IFRN-Campus Ipanguaçu pelo empenho!”

(Gilvanira, aluna do curso Tecnólogo em Agroecologia)

"Falo que o IFRN foi uma porta de abertura para minha vida em amplo sentido, hoje sou o que sou por uma parcela de contribuição gigante dessa instituição."

“Boa tarde! Meu nome é Verônica Pontes, sou concursada do IFRN, entrei no IFRN no final do ano passado (2019), e fui chamada para estar no campus de Ipanguaçu, que para mim foi uma surpresa e muito boa surpresa por ver naquele campus possibilidades grandiosas. Um corpo docente muito capacitado, pessoas que pesquisam, que dão suas aulas, interagem muito bem com os alunos e é um campus, assim, maravilhoso, com muitas árvores porque ele também trabalha questões agrícolas, com cursos de Meio Ambiente, entre outros cursos. Eu estou no curso de Informática e de Química nas Licenciaturas e tenho uma grande admiração pelo IFRN, como há muito tenho, já fiz parte dessa equipe e hoje faço [parte] com muito orgulho e honra.”

(Verônica, professora, servidora que mais recentemente entrou em serviço no campus)

"O IFRN também é transformação porque através dele eu passei a sonhar muito mais alto e acreditar que tudo era possível."

"O que o IFRN Campus Ipanguaçu significa para mim? O significado é de carinho, é de gratidão por fazer parte dessa família, um campus que é tão acolhedor. Também sou grata pelas inúmeras portas que o IFRN me abriu para conhecer minhas capacidades. Só tenho a agradecer por fazer parte da família IFRN Campus Ipanguaçu.” 

(Dalvanete, aluna do curso Tecnólogo em Agroecologia)

“Me chamo Tiago, sou estudante de Informática no Campus Ipanguaçu, e o IF para mim foi como uma porta que se abriu para novas possibilidades, experiências e novas descobertas. Foi onde eu pude ter acesso a um ensino de qualidade, pois sou oriundo de escola pública e nós sabemos bem como é a realidade das escolas públicas do nosso país. Além disso, o IF conta com uma equipe de professores e servidores excelentes, profissionais excelentes, e foi onde eu conheci pessoas que eu pretendo levar para o resto da minha vida, foi onde eu conheci uma segunda família. As pessoas costumam dizer que a escola costuma ser nossa segunda casa e é justamente isso que o IF se torna para cada um que entra ali, se torna uma segunda casa, e que a gente sabe: uma vez família IFRN, sempre família IFRN.”

(Tiago, aluno do curso Técnico em Informática)

"O IF Ipanguaçu é bem mais que uma Instituição de ensino, é uma segunda casa onde eu sempre me senti acolhida, protegida, cuidada, vista, porque lá nós temos visibilidade, voz e vez."

“Eu me chamo Lydia Raquel, faço o 4º ano do curso de Agroecologia, sou gremista, e o IFRN, para mim, é um sonho, o lugar em que eu tanto desejei estar por mais que não acreditasse na minha aprovação. O IFRN também é transformação porque através dele eu passei a sonhar muito mais alto e acreditar que tudo era possível. Além disso, é amor, é carinho, é respeito, é o lugar onde o conhecimento não se restringe somente à sala de aula. Por ser uma instituição de educação, pesquisa e extensão, o conhecimento atravessa fronteiras inimagináveis, o incentivo à arte, à cultura, ao esporte, ao lazer, à formação social faz com que o IF não só forme cidadãos para o mercado de trabalho, mas também para a vida. Além disso, o IF para mim é família, eu levarei para sempre os ensinamentos e os amigos que eu fiz ao longo dos anos. O IF também é reconhecido nacionalmente pela sua excelência de educação e, pra ser sincera, eu tenho muito orgulho em fazer parte dessa história.”

(Lydia, gremista, aluna do curso Técnico em Agroecologia)

"E foi o IF que me deu a primeira oportunidade de ter um contato com o mercado de trabalho diferente do que já tinha tido antes."

“Me chamo Tereza, entrei no IFRN Campus Ipanguaçu como aluna no técnico integrado em agroecologia em 2008, quando ainda era CEFET. Presenciei a enchente (2008), além de participar da transição CEFET – IFRN (2009-2010) e me formei em 2011, ano em que fiz o concurso do atual cargo que exerço desde 2012 nessa mesma casa. Então minha história com o Campus Ipanguaçu é quase desde o seu nascimento (2006), me construí como pessoa humana e profissional. Falo que o IFRN foi uma porta de abertura para minha vida em amplo sentido, hoje sou o que sou por uma parcela de contribuição gigante dessa instituição. Eu só tenho a agradecer a oportunidade de ter feito e fazer parte dessa família, na qual tenho muita honra de dizer sem clichê: Minha segunda casa. Parabéns Campus Ipanguaçu pelos seus 14 anos!”

(Tereza, egressa do curso Técnico em Agroecologia e servidora)

Agradecemos a todos, alunos, servidores, pais, representantes da sociedade civil, empresários e, principalmente, aos amigos do IFRN Campus Ipanguaçu por fazer parte da nossa história. O IFRN é, além de uma escola, uma família. Que possamos continuar crescendo e construindo um futuro de possibilidades para toda a sociedade.

Palavras-chave:
extensao
servidores

Notícias relacionadas