Campus comemora a semana da consciência negra

A programação se estende até sexta (26)

Publicada em 25/11/2010 Atualizada há 1 ano

dcn.pngComeçou hoje (24) a programação do campus relativa à comemoração do dia da Consciência Negra. Os alunos do Curso de Agroecologia na modalidade EJA, 4º período, reuniram-se no centro de vivência do Campus, para realizar uma exposição sobre cultura africana orientados pela professora de História Ana Maria do Nascimento Moura. Além da produção de cartazes que traziam informações sobre a cultura africana, a turma trouxe pratos de comidas típicas afro-brasileiras e a aluna Tálita Rafaela fez uma belíssima apresentação do espetáculo “Liberdade, liberdade”, recitando versos de Castro Alves.

A comemoração procura inserir no IFRN – Campus Ipanguaçu a discussão sobre história e culturas africanas e afro-brasileiras, como previsto na lei 10.639/03. A programação contou também com a colaboração das Coordenações de Apoio Acadêmico e Assistência Estudantil, que tem a frente o professor Francisco DSC02388.JPGHeber e Fabiana Marcelino, respectivamente.

Durante o restante da semana, outros alunos organizarão apresentações de vídeos, encenações de lendas, montagens de painéis e salas temáticas e distribuição de panfletos referentes ao tema. A professora Ivana (Educação Física) também vem trabalhando o tema com seus alunos, por meio do estudo da capoeira.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem ao principal líder da resistência negra no Brasil, Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695.