Retorno Presencial

Aulas retornam na segunda (24) sem avanço de fase da presencialidade

Aulas híbridas serão retomadas usando modelo adotado antes do recesso escolar devido a aumento de casos de Covid-19

Publicada em 21/01/2022 Atualizada há 1 ano

Em reunião na manhã de hoje (21), o Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir), em virtude do aumento de casos de Covid-19 e de dados apresentados por representantes da Sesap/RN, recomendou que o início da próxima fase do cronograma de retorno presencial seja adiado para o dia sete de fevereiro.  A recomendação gerou publicação de nova resolução do Conselho Superior (Consup), alterando as datas antes programadas para o dia 24.

AULAS

Na próxima semana, o Campus Ipanguaçu inicia o último módulo do ano letivo de 2021. Conforme as diretrizes pedagógicas aprovadas, neste momento é permitida a ocupação de até 75% dos espaços físicos (aproximadamente 30 estudantes por sala), com a manutenção dos distanciamentos necessários e o uso de máscara de proteção. Se encaixam nesse perfil as turmas dos cursos EJA, Subsequente e Superior, sendo mantidas suas aulas presenciais para todos estudantes. As turmas com mais de 30 estudantes (cursos na modalidade integrado regular) continuam em esquema de rodízio para as disciplinas de caráter prático e em sistema remoto para as disciplinas exclusivamente teóricas. As aulas para os alunos dos quartos anos dos cursos técnicos integrados foram encerradas no módulo III, reduzindo o contingente esperado e circulação de pessoas no campus para esse período.

A próxima fase, programada para sete de fevereiro, diz respeito à retomada de 100% das aulas na forma presencial para todas as turmas, ou conforme a realidade da fase de cada campus.

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Os alunos de turmas que voltaram em 100% à presencialidade, caso se encaixem nos perfis apontados pelas medidas de segurança estabelecidas nas resoluções do Consup, podem optar por permanecer no ensino remoto até o final da fase atual, dando continuidade às disciplinas no formato de estudo dirigido, onde serão disponibilização de materiais equivalentes ao conteúdo presencial.

SERVIDORES

No momento, os servidores trabalham com até 75% das equipes atuando presencialmente, em esquema de revezamento. A próxima fase reestabelece a totalidade (100%) dos servidores em trabalho presencial nos campi e na Reitoria, o que deve acontecer em sete de fevereiro.

ORIENTAÇÕES

A decisão quanto à mudança de fase do cronograma de retorno presencial foi tomada com orientação da Secretaria da Saúde Pública do Estado (Sesap/RN), através da coordenadora de Vigilância em Saúde, Teresa Freire, e da subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Diana Rego. No estado, o número de notificações de Covid em 19 de janeiro passou de 1.300. "Estamos com um número de casos em expansão. A Covid-19 ainda é uma doença desconhecida do ponto de vista epidemiológico. Deverá haver ainda um pico de Ômicron nas próximas semanas, mas com uma diminuição em seguida", informou Diana.

Representantes do Comitê Covid-19 do IFRN destacaram que os cenários vão continuar sendo monitorados. "Nos próximos dias, vamos divulgar materiais informativos para orientar a comunidade acadêmica quanto aos cuidados necessários no ambiente presencial e quanto aos procedimentos no caso de suspeita ou contágio gripal e de Covid-19", finalizou a diretora de Gestão em Atividades Estudantis no IFRN, Valéria Regina.

Acesse:

Resolução 12/2022 - organização do trabalho dos servidores e estagiários em decorrência do Coronavírus (COVID-19) e o retorno gradual e seguro das atividades presenciais no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Resolução 13/2022 - Altera o anexo da Resolução nº 73/2021-CONSUP/IFRN e a tabela que disciplina as fases do retorno gradual à presencialidade.

extensao
pesquisa